23/05/2016
Mesmo com a meta atingida, Saúde prorroga vacinação contra a gripe em Birigui até o dia 31

Embora tenha atingido mais de 80% da meta estabelecida para a vacinação contra a gripe, a Secretaria Municipal de Saúde de Birigui prorrogou a campanha no município até o dia 31 de maio, conforme orientação da Secretaria de Estado da Saúde. Já foram imunizados 20.291 biriguienses, o que representa uma cobertura de 84,16% do público-alvo.

Idosos acima de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filho em até 45 dias), profissionais da saúde e doentes crônicos que ainda não tomaram a vacina devem procurar uma UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de casa para serem vacinados gratuitamente.

As doses são aplicadas das 7h às 19h e é necessário levar a carteirinha de vacinação ou um documento com foto. Por conta do feriado nacional de Corpus Christi e o ponto facultativo decretado pelo Executivo, os nove postos de saúde não funcionarão nesta quinta (26) e sexta-feira (27), retornando ao atendimento normal na segunda-feira (30).

“A vacina é segura e é considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de complicações e casos graves de gripe. A vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza”, destacou a secretária de Saúde, Andrea Benvenuta Antonio, ao falar da importância da vacinação.

PREVENÇÃO

Para evitar a infecção por gripe, a população deve adotar algumas medidas importantes de prevenção, como lavar sempre as mãos, evitar locais com aglomeração de pessoas que facilitam a transmissão de doenças respiratórias, cobrir a boca com o braço ao tossir ou espirrar e utilizar álcool gel nas mãos. Pessoas com sintomas de gripe devem sempre procurar orientação médica.

Os sintomas da gripe H1N1 são parecidos com o da gripe comum e podem incluir febre, tosse, garganta inflamada, falta de ar, dor de cabeça e muscular, calafrios, fadiga, diarreia e vômito. Já o agravamento pode ser identificado por febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa, prostração e pneumonia, podendo até levar a óbito.

CASOS DA DOENÇA

A Secretaria de Saúde de Birigui registrou dois novos casos de influenza A (H1N1), confirmados por meio de exame laboratorial realizado pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. Com isto, sobe para quatro o número de casos positivos da doença contraída no município. Há ainda outros dois casos, porém, são importados. Não há nenhum óbito em investigação.

Os dois novos casos foram confirmados em uma menina de 4 anos, do bairro Bosque da Saúde, e uma mulher de 77 anos, do Parque das Nações. Ambas tiveram a doença no mês de março. Conforme a Vigilância Epidemiológica do município, as duas pacientes receberam o tratamento adequado contra o vírus e estão curadas.

Texto e foto: Rafael Lopes