25/05/2016
Dia do Desafio movimenta Birigui e incentiva a prática esportiva; Prefeito participa de atividades

A cidade de Birigui amanheceu em movimento nesta quarta-feira, dia 25 de maio, com a competição do Dia do Desafio. Neste ano a disputa é com a cidade de Nacajuca, no México.

A iniciativa do Sesc recebe total apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. Logo pela manhã o prefeito Pedro Bernabé acompanhado de funcionários da Secretaria de Serviços Públicos, Água e Esgoto, realizou exercícios no pátio do almoxarifado da prefeitura.

Logo depois, na praça James Mellor, o chefe do Executivo, funcionários da Prefeitura de Birigui, grupo da 3ª Idade, jovens do programa Arte de Crescer e alunos da rede pública e particular de ensino participaram das atividades organizadas pela Secretaria de Esporte e Lazer. A ação, que contou com aproximadamente 300 pessoas, teve encerramento com uma caminhada em volta do Paço Municipal.

As atividades ocorrerem também no Ginásio Municipal de Esportes “Gigante de Fátima”, situado na rua Tenente Cel. Jair Forest, s/nº, bairro Fátima, das 14h às 15h30. “Haverá modalidades de tchoukbol, karatê e dança”, explicou a coordenadora esportiva, Andresa Miranda Cavazzana.

As academias, clubes, escolas municipais e estaduais, sindicatos e a comunidade em geral podem se mobilizar, realizando no dia pelo menos 15 minutos de atividade física. Depois, é só informar a participação à Secretaria de Esporte e Lazer pelos telefones (18) 3644-5005 ou 3644-4040. Para registrar o número correto de participantes será necessário fornecer aos organizadores o nome completo e número do RG.

COMPETIÇÃO

No Dia do Desafio, que acontece no mundo todo, as pessoas participam de uma competição entre cidades e o objetivo é estimular a adoção de hábitos mais saudáveis, como a prática diária de esportes e de exercícios físicos. A adversária de Birigui tem uma população de mais de 86 mil habitantes. Já a capital do calçado infantil tem aproximadamente 120 mil.

Vence o desafio a cidade que conseguir mobilizar o maior número de pessoas, considerando o percentual de participantes em relação ao total de habitantes de cada município. Em 2015, Birigui contou com a participação de 59.436 pessoas.

Segundo o Sesc, o Dia do Desafio foi criado no Canadá e é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (Tafisa), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha. Trata-se de uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde, e acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio.

Texto: Alex Brasileiro

Fotos: Vagner Monteiro