13/06/2016
Novo serviço do Poupatempo: Carteira de Identidade pode incluir tipo sanguíneo

A partir de agora quem for tirar Carteira de Identidade nas 70 unidades do Poupatempo no Estado de São Paulo poderá pedir a inclusão do tipo sanguíneo no documento.

A informação foi divulgada no último dia 6 de junho, pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Segundo ele, “além de aprimorar o sistema de identificação, a iniciativa pode salvar muitas vidas”.

“Saber o tipo sanguíneo e o fator RH é muito importante para a segurança das pessoas”, afirmou. “Quando alguém por algum motivo precisa receber sangue com urgência, a informação no RG pode facilitar o socorro”, frisou o governador.

O interessado em ter o RG com a informação sobre o seu tipo sanguíneo deverá apresentar original e cópia do laudo do laboratório com data de até dez anos, informando o tipo sanguíneo e o fator RH. Também será aceita a carteira oficial de doador de sangue.

Uma vez incluída a informação sobre o tipo sanguíneo no sistema, não será mais exigida a apresentação de outro laudo em uma futura renovação de RG, mesmo passados mais de dez anos da data de expedição do último documento.

Na ficha civil do Instituto de Identificação e no RG, o tipo sanguíneo será identificado pelos caracteres A+, A-, B+, B-, AB+, AB-, O+ ou O-.

A inclusão da informação sobre o tipo sanguíneo no RG está prevista na Lei 12282/06, de 22 de fevereiro de 2006, assinada pelo Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin.

A lei provocou debate no plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), diante de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 4007) que alegava ser o tema de competência da União, e não dos Estados.

Em agosto de 2014, o STF autorizou os órgãos estaduais responsáveis pela emissão das Carteiras de Identidade a registrarem informações relativas ao tipo sanguíneo e ao fator RH, quando solicitadas pelos interessados.

Serviço

Para fazer o RG no Poupatempo, basta agendar o dia e horário pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br ou pelo Disque Poupatempo (0800 772 3633). A unidade do Poupatempo em Birigui atende na avenida Youssef Ismail Mansour , n° 555, Jardim Alto do Silvares. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

O Poupatempo é um programa do Governo do Estado, executado pela Diretoria de Serviços ao Cidadão da Prodesp – Tecnologia da Informação. A unidade em Birigui foi um conquista do prefeito Pedro Bernabé, que solicitou o serviço em 2013. Em outubro de 2014 o Poupatempo Birigui foi inaugurado no município.

Texto: Assessoria de Comunicação da Diretoria de Serviços ao Cidadão – Prodesp