29/06/2016
Biblioteca de Birigui ganha kit com equipamentos de acesso à leitura para pessoas com deficiência

A Biblioteca Pública Municipal Dr. Nilo Peçanha vai receber da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo um kit com equipamentos de tecnologia assistiva. Os equipamentos são capazes de assegurar o acesso à leitura para pessoas com deficiência visual e motora.

Segundo o secretário municipal de Cultura e Turismo, Lino Tonsig, a Biblioteca de Birigui participou de um concurso promovido pelo Governo do Estado de São Paulo e um dos projetos aprovados foi da Prefeitura de Birigui, que receberá o kit como premiação.

Nesta quarta-feira, dia 29, às 10horas, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, o secretário Lino Tonsig, o secretário adjunto de Cultura, Marcos Tinareli, a diretora de Cultura, Lela Cavalari, e o coordenador de atividades da Biblioteca de Birigui, Paulo Bernardes, estarão representando a Prefeitura de Birigui e retirando o prêmio.

“O kit conta com computador, ampliador automático, scanner leitor de mesa, teclado ampliado, mouse estacionário, software de voz sintetizada para atuação com software leitor de tela NVDA e computador”, explicou o secretário de Birigui.

SisEB – Após receber premiação no Palácio dos Bandeirantes, a comitiva de Birigui terá outras duas agendas em São Palo. O SisEB (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo) entregará um novo kit de livros e multimídia para a Biblioteca Pública de Birigui. Os representantes de Birigui retiraram kit no depósito do SP Leitura, que executa as ações do SisEB.

Birigui na Paulista - A Prefeitura de Birigui iniciou os trabalhos para comemorar os 105 anos do município, que foi fundado em 7 de dezembro de 1911. Promovendo uma ação inédita, o prefeito Pedro Bernabé firmou parceria com a Associação Paulista Viva e com o famoso Condomínio Conjunto Nacional, localizado na Avenida Paulista.

Em setembro deste ano, Birigui será tema de uma exposição de fotos, textos, quadros, calçados, maquinário do setor calçadista, entro outros itens que destacam o potencial de Birigui. O material ficará exposto no Conjunto Nacional.

Após visitar o SisEB, os representantes da Cultura de Birigui estarão no Conjunto Nacional. Eles irão analisar o espaço onde será feita a exposição sobre Birigui e acertar detalhes com os demais envolvidos na atividade. A data da exposição será divulgada em breve.

Texto: Assessoria de Imprensa