29/06/2016
Buscando título de Município de Interesse Turístico, Birigui participa de Congresso do Turismo Paulista

A coordenadora de Turismo da Prefeitura de Birigui, Teka Betine, participou na última semana do 16º Congresso do Turismo Paulista, em São Paulo. O evento surgiu para fomentar e divulgar os novos roteiros do turismo paulista, bem como ampliar a abrangência de políticas públicas para o desenvolvimento do setor em cada região do estado.

O congresso contou com palestras e esclarecimentos técnicos para obtenção de classificação turística. A prefeitura está pleiteando o título de Município de Interesse Turístico. “O passo fundamental para a busca do título foi a formação do Comtur (Conselho Municipal do Turismo). A próxima etapa será a elaboração do inventário turístico e o Plano Diretor de Turismo”, explicou Teka.

A Setur (Secretaria Estadual de Turismo) vai conceder 140 títulos de Município de Interesse Turístico. As cidades paulistas que conseguirem o título vão receber R$ 550 mil por ano do governo estadual, que poderá ser utilizado para melhoria e preservação ambiental, urbanização, serviços e equipamentos turísticos.

A importância de Birigui ser reconhecido como Município de Interesse Turístico vai além do recurso que será destinado pelo governo. Está ligado ao desenvolvimento, pois Birigui constará na rota das cidades turísticas do Estado. Além do turismo comercial e industrial, nosso município se destaca no turismo gastronômico e rural, entre outros que podem ser explorados”, afirmou Teka.

CIRCUITO REGIONAL

A Prefeitura de Birigui também está incluída no roteiro turístico regional, denominado Circuito Tietê Vivo, composto ainda por Araçatuba, Buritama, Ilha Solteira, Pereira Barreto, Piacatu, Santo Antônio do Arancanguá e Sud Mennucci. O objetivo é divulgar a região por meio do programa de Regionalização do Turismo, visando a gestão e a promoção do turismo.

Muitos acreditam que o turismo só existe em cidades litorâneas, mas isso não é verdade. Com a criação do circuito Tietê Vivo, a região poderá figurar como opção em pacotes turísticos de grandes empresas do ramo, fomentando a economia. Ao aproximar os oito municípios, teremos atrativos a serem explorados pelos turistas, como o gastronômico, comercial e rural”, completou Teka.

Texto: Rafael Lopes