29/06/2016
Prefeitura de Birigui oferece diariamente atendimento odontológico gratuito na rede municipal de Saúde

A Prefeitura de Birigui oferece diariamente assistência odontológica gratuita em nove unidades da rede municipal de Saúde. Visando cada vez mais o bem estar da população, o atendimento odontológico especializado foi aprimorado e ampliado na gestão do prefeito Pedro Bernabé, com a aquisição de equipamentos e inauguração do CEO (Centro de Especialidades Odontológicas).

Entre os atendimentos oferecidos no CEO estão a endodontia (tratamento de canal), periodontia (tratamento de gengiva), exodontia (cirugia para extração de terceiro molar) e tratamento à pacientes com necessidades especiais. O Centro de Especialidades Odontológicas conta com três consultórios equipados e com aparelhos de raio-X.

A unidade fica na Travessa Padre Feijó, 72, Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, com agendamento prévio. “Para receber o atendimento especializado, o usuário deve primeiro ir a unidade de saúde mais próximo de casa para o cirugião dentista avaliar a necessidade do tratamento e encaminhá-lo ao CEO”, explicou a secretária de Saúde, Andrea Benvenuta Antonio.

UNIDADES DE SAÚDE

O serviço de odontologia é realizado ainda em sete UBSs (Unidades Básicas de Saúde), onde são oferecidos atendimentos clínicos de extração, restauração, limpeza, próteses parcial e total e cirurgias de biópsia para diagnóstico de lesões bucais. “Além disso, promovemos a educação sobre higiene bucal com os pacientes”, disse a secretária de Saúde.

As consultas nas UBSs são realizadas com agendamento prévio, respeitando a demanda pré-existente em cada unidade, incluindo as vagas diárias de emergência. Os pacientes devem ir ao posto de saúde mais próximo de casa munidos com o cartão do SUS. Os municípes que moram em bairros onde não há sala odontológica são direcionados para a unidade mais próxima.

Conforme a Secretaria de Saúde, em 2015 foram realizados na rede municipal mais de 20 mil atendimentos odontológicos. As unidades de saúde com atendimento odontológico são: UBS 2 – Toselar; UBS 3 – Isabel de Almeida Marin; UBS 4 – Costa Rica; UBS 6 – Tijuca; UBS 7 – Parque São Vicente; UBS 8 – Jandaia; e UBS 9 – João Crevelaro.

“Realizamos ainda consultas no Ambulatório de Saúde Mental, beneficiando os pacientes da unidade, além das pessoas em situação de rua atendidas pelo Centro Pop e do programa de acolhimento. Em casos de emergência, temos também o Pronto-Socorro Odontológico, localizado no pronto socorro, que funciona de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h”, completou Andrea.

Texto e fotos: Rafael Lopes