01/07/2016
SÁBADO, DIA 2: Campanha “Birigui usa a seta” terá blitz educativa na Praça Dr. Gama

A Prefeitura de Birigui vai realizar neste sábado, dia 2 de julho, uma blitz educativa na Praça Dr. Gama. A ação faz parte da campanha Birigui usa a seta, que visa aumentar a segurança no trânsito para evitar acidentes.

Guardas municipais, servidores do Departamento Municipal de Trânsito (Deptrans) e até mesmo os secretários municipais foram convocados pelo prefeito Pedro Bernabé para participar da atividade, que será realizada das 10 às 12 horas.

“Vamos distribuir panfletos educativos alertando que muitas vezes uma simples ação de ligar a seta evita acidentes no trânsito. Muitos motoristas esqueceram essa informação, que é essencial para a comunicação das intenções do motorista”, comentou o prefeito Pedro Bernabé.

De acordo com o Deptrans, não usar seta é infração grave que pode levar a 5 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação). “Sinalizar intenções é essencial para a segurança no trânsito. Utilizar a seta para sinalizar as intenções do condutor é uma regra que praticamente não é adotada por grande parte dos motoristas. Basta sair às ruas e perceber a chiadeira pela negligência do uso desse equipamento”, comentou o diretor Wagner Pedrosa.

Segundo ele, quando a comunicação no trânsito apresenta falhas, a proteção de todos fica em risco. “Ultrapassagens, retornos, conversões, mudança de faixas e paradas devem ser sinalizadas pelo motorista com a seta, porém poucos a utilizam. Essa campanha visa alertar os motoristas de Birigui”, explicou Pedrosa.

As escolas mantidas pela Prefeitura de Birigui também abordarão o tema em sala de aula. Alunos da rede municipal receberão orientações dos profissionais do Deptrans e da Guarda Municipal.

No dia 5 de julho (terça-feira), às 9h30, haverá ação da campanha na Escola Municipal Dr. Gama (rua Santos Dumont, 1.273). Alunos percorrerão as ruas próximas da escola com cartazes da campanha e ajudarão na distribuição dos panfletos.

A campanha “Birigui usa a seta” conta com apoio das secretarias municipais de Educação, Segurança Pública, Obras, Serviços Públicos, Gabinete e Expediente e Comunicação. Como parceiros, a Prefeitura de Birigui recebeu total ajuda da Beto Gráfica e do Instituto Noroeste.

Texto: Tiago Lotto