01/07/2016
Prefeito e primeira-dama recebem do Governo Estadual o selo de Município Amigo do Idoso

O prefeito Pedro Bernabé e a primeira-dama e secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Marilene Galera Bernabé, receberam na manhã desta sexta-feira, dia 1º de julho, o selo de Município Amigo do Idoso. O selo foi concedido pelo Governo do Estado de São Paulo, em cerimônia realizada no prédio da Drads (Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social), em Araçatuba.

O evento contou com a presença da secretária-executiva do programa São Paulo Amigo do Idoso, Marly Lautenschlager Cortez, e da diretora técnica da Drads Araçatuba, Martha Pimenta. Além de Birigui, outros 36 municípios da região receberão o selo.

Segundo a secretária-executiva Marly Lautenschlager Cortez, o desafio é melhorar os projetos atuais do setor. "Sempre pensando na qualidade de vida da população idosa", ressaltou. Ela aproveitou para anunciar que a região foi a que mais conseguiu avançar no programa. "Estes prefeitos são amigos dos idosos", destacou.

O programa Amigo do Idoso propõe ações intersecretariais voltadas à proteção, educação, saúde e participação da população idosa do Estado. Para incentivar os municípios a se associarem ao Estado no trabalho de promoção da qualidade de vida da terceira idade, foi criado o Selo Município Amigo do Idoso. Para terem direito a ele, os prefeitos devem cumprir quatro etapas que começam com a adesão ao Programa até chegar ao Selo Pleno.

Para o chefe do Executivo biriguiense, a conquista deste selo se deve aos trabalhos incansáveis da secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Marilene Galera Bernabé, e toda a equipe da pasta. "Nossa administração tem realizado inúmeros projetos voltados para a qualidade de vida da pessoa idosa. Criamos o fundo municipal do idoso, temos espaços adequados para práticas esportivas na melhor idade, cursos de qualificação profissional e em breve iremos entregar uma das maiores obras, voltada para idosos, que é o Centro Dia do Idoso", disse Pedro Bernabé.

Centro Dia do Idoso

O Centro Dia do Idoso foi erguido em um terreno de 1.731,25 metros quadrados na avenida Vitória Régia, 2.230, no bairro São Braz. O espaço irá atender 50 idosos acima de 60 anos e conta com áreas para atividades ao ar livre.

São 399,66 metros quadrados de construção, sendo que o imóvel conta também com salas para atendimentos individualizados, local para atividades coletivas e comunitárias, quartos para repouso, sala para trabalhos administrativos e almoxarifado, banheiros e cozinha, com toda a acessibilidade necessária. O investimento é de R$ 836.438,60, sendo R$ 500 mil de repasse do Governo do Estado e R$ 336.438,60 de contrapartida do município.

Texto: Alex Brasileiro e Tiago Lotto

Fotos: Alex Brasileiro