01/07/2016
Prefeitura de Birigui reabre inscrições do processo seletivo interno da Guarda Civil Municipal

A Prefeitura de Birigui reabre na próxima segunda-feira (4 de julho) o período de inscrições para o processo seletivo interno da GCM (Guarda Civil Municipal). O objetivo é a promoção, pelo critério de merecimento, de guardas da 2ª classe para a 1ª classe. São 15 vagas disponíveis.

Os guarda municipais interessados em participar da seleção devem fazer a inscrição, que é gratuita, na seção de protocolo da prefeitura, na praça James Mellor, no Centro, até as 17h do dia 8 de julho. É necessário apresentar original e uma cópia do RG.

Os servidores da corporação que fizeram a inscrição antes da suspensão temporária do processo não precisam refazê-la. A relação com as inscrições homologadas pode ser consultada clicando aqui.

Conforme a Secretaria Municipal de Segurança Pública, o processo destina-se a estruturar a carreira da corporação pelo merecimento, visando a ordem hierárquica mediante o fluxo regular e equilibrado de preenchimentos de vagas da carreira dentro da instituição, conforme previsto no Estatuto da Guarda Municipal (lei complementar 59/2014). A organização do processo é de responsabilidade da empresa Organização Paulista em Gestão Pública.

REQUISITOS

Podem participar os guardas municipais efetivos em exercício da função com, no mínimo, cinco anos de atuação na 2ª classe. O guarda deve ter ainda ótimo comportamento; possuir ensino médio completo; estar apto para o porte de arma funcional da GCM e não registrar condenação por falta disciplinar média ou grave nos últimos cinco anos.

O processo constará de prova objetiva e de títulos (graduação, pós-graduação e mestrado). A avaliação acontecerá no dia 14 de agosto, em local e horário a ser definido, com duração de quatro horas. Será composta por 50 questões de múltipla escolha de língua portuguesa, noções de Direito, legislação específica, formação humanística e polícia comunitária.

O processo seletivo terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período. O edital completo do certame e demais publicações podem ser consultados nos sites da Prefeitura de Birigui (www.birigui.sp.gov.br), na seção concursos, e da Organização Paulista em Gestão Pública (www.organizacaopaulista.com.br), organizadora do certame.

Texto: Rafael Lopes