17/08/2016
Vacinação contra raiva em cães e gatos começa nesta quinta-feira (18) pela zona rural de Birigui

A Prefeitura de Birigui informa que a vacinação contra a raiva em cães e gatos começa nesta quinta-feira (18 de agosto), com atendimento na zona rural. Equipes do CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses) estarão percorrendo as propriedades rurais, de segunda a sexta-feira, aplicando as doses nos animais domésticos.

A vacina está disponível também desde esta quarta-feira (17) no Canil Municipal, na rua Das Palmeiras, 30, no bairro Cidade Jardim. No local, as doses estão sendo aplicadas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30. Ainda não há um prazo definido pela Secretaria de Saúde para encerrar a vacinação no canil.

Já no próximo dia 27 de agosto a vacinação acontecerá em 25 postos fixos e seis volantes que serão montados em pontos estratégicos da cidade, como em frente à escolas, UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e em praças, para imunizar gratuitamente os animais. Neste dia, o atendimento acontecerá das 8h às 16h (veja a relação dos postos na imagem ao lado).

A estimativa do CCVZ é vacinar 15 mil animais, entre felinos e caninos. Devem ser imunizados os bichos de estimação a partir dos três meses, incluindo as fêmeas prenhas. Apenas aqueles que estiverem doentes ficarão de fora da cobertura. Os proprietários devem apresentar a carteira de vacinação. Caso não possuam, um novo documento será entregue.

ORIENTAÇÕES

Os animais deverão ser levados aos postos somente pelos adultos. Os cães deverão estar com coleiras e focinheiras a fim de evitar brigas com outros animais ou mordidas nas equipes de vacinação. Já os gatos deverão ser transportados em sacos ou caixas apropriados. É recomendado evitar que o animal faça esforço físico intenso antes e após a vacina e seja exposto por muito tempo ao sol.

Segundo o chefe de seção do CCVZ, Ricardo Antônio de Oliveira, a vacinação é importante para manter a cidade livre da raiva. "A raiva está controlada no município, mas as ações preventivas continuam para que a doença não volte a atingir os animais. Por isso, contamos com a colaboração da comunidade, que deve levar seu animais ao posto mais próximo da residência", disse.

A DOENÇA

A raiva é uma doença viral presente na saliva e secreções do animal infectado, que pode ser transmitida ao homem por meio da lambedura, mordida ou arranhões. A contaminação pelo vírus é letal. Em animais domésticos, o último caso da doença registrado no município foi em 1997, em cães. Desde 2010 também não há ocorrências de morcegos capturados com o vírus.

Texto: Rafael Lopes