19/08/2016
PRESERVAÇÃO: Prefeitura de Birigui promove soltura de peixes no Ribeirão Baixotes

Alunos da Escola Municipal Izabel Branco aprenderam na prática a importância da preservação da fauna aquática e da introdução de alevinos no córrego Ribeirão Baixotes, de onde a Prefeitura de Birigui retira e trata a água que abastece o município.

A administração realizou na tarde desta quinta-feira (18) a soltura de aproximadamente 2 mil peixes e alevinos no Baixotes. A ação ambiental ocorreu na Captação de Água da Prefeitura (onde também está instalado o Viveiro Municipal), que fica na rua Fernando Castilho, no bairro Jandaia (antiga BGI 348, que liga Birigui a Coroados).

Cerca de 50 alunos, de 6, 7 e 8 anos, receberam orientações do servidor público e ambientalista Marcos Cocada, um dos responsáveis pela soltura dos peixes. O prefeito Pedro Bernabé e os secretários Miguel Ribeiro (Serviços Públicos, Água e Esgoto), Sônia Guaraldo (Educação) e Tiago Contador (Comunicação) também participaram da atividade, que deverá ser repetida pela Prefeitura em breve.

Segundo Marcos Cocada, foram soltos no Baixotes alevinos e peixes das espécies tilápia, lambari, bagre, peixe espada, enguia, mandí, boca de véia, cascudo e cabója. “Apesar de ser um espaço apropriado para a captação de água, existem telas de proteção e alçapões que evitam a passagem do peixe até o local próprio para o tratamento da água. Estamos devolvendo à natureza esses peixes e assim preservando nossa fauna aquática, já que são espécies nativas de nossa região”, falou o ambientalista.

Para o chefe do Executivo a ação superou as expectativas. “Fiquei satisfeito porque observei o interesse dos alunos e professores pelo tema. Achei que seria uma atividade simples, porém o interesse das crianças transformou essa ação em uma excelente atividade ambiental. Vamos realizá-la novamente e convidar alunos de outras escolas mantidas pela Prefeitura de Birigui”, falou o prefeito Pedro Bernabé.

Além de acompanhar orientações, desenvolvidas de maneira lúdica pelos profissionais da Prefeitura, os alunos puderam tocar nos animais e soltá-los no córrego. “Foi, de fato, uma tarde voltada à preservação da fauna aquática”, completou o prefeito de Birigui.

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa