09/09/2016
Escolas da rede municipal de Birigui obtêm nota 7.1 no Ideb e superam meta prevista pelo MEC

As escolas municipais de Birigui superaram, pela quinta vez consecutiva, a meta do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) dos anos iniciais do ensino fundamental – 1º ao 5º ano. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (8 de setembro) pelo MEC (Ministério da Educação), com base em dados coletados no ano passado.

Segundo o ministério, a rede municipal de Birigui obteve a nota 7.1, sendo que a meta projetada para 2015 era de 6.6. Com a nota, a cidade ultrapassou o índice de 7.0 estipulada pelo MEC para ser alcançada somente em 2019. Ao todo, 14 escolas municipais foram avaliadas, com base na taxa de rendimento escolar (aprovação) e o desempenho dos estudantes em português e matemática.

PRÁTICAS EDUCATIVAS

Para a secretária municipal de Educação, Sônia Regina Guaraldo, a nota é resultado de um trabalho coletivo, construído a partir de processos formativos voltados para as reais necessidades de professores e alunos. “Vencer a meta estabelecida demonstra a capacidade da rede em consolidar boas práticas educativas, impactando positivamente na qualidade do ensino ofertada”, avaliou.

O prefeito Pedro Bernabé disse que o índice reflete o comprometimento da gestão com a educação básica de qualidade e em oferecer oportunidades. “A nota do Ideb nos incentiva a melhorar mais a qualidade da nossa educação”, afirmou, ao lembrar que Birigui está entre as 15 melhores cidade do Brasil no ranking IOEB (Índice de Oportunidades da Educação Brasileira), lançado em 2015.

IDEB

Criado em 2007, o Ideb é um indicador que mede a qualidade dos ensino fundamental e médio, em uma escala de zero a dez. O indicador é calculado a partir dos dados sobre a aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, Prova Brasil e Saeb. O Ideb é levantado a cada dois anos.

Texto e fotos: Rafael Lopes