22/09/2016
Secretaria de Saúde promove neste sábado mais um mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti

A Secretaria de Saúde de Birigui realizará mais um mutirão de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti neste sábado (24 de setembro), das 7h30 às 13h30. O alvo será os bairros Santo Antônio, Nossa Senhora de Fátima, Jardim Icaray, Jardim Stábile, Paineiras, Residencial Modelo, Jardim do Prado, Silvares, Jardim Bela Vista, Jardim Tropical e parte do Centro.

Serão mobilizados na ação 111 agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias, e 11 supervisores. Eles estarão visitando os imóveis e removendo criadouros, além de conscientizar os moradores sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito. Não serão recolhidos móveis, galhos e restos de construção civil.

“Estamos desenvolvendo todas as ações necessárias para evitar o avanço do mosquito Aedes no próximo no verão. E precisamos que toda a população continue engajada, eliminando dos quintais de suas casas qualquer recipiente que possa acumular água e servir de criadouro para o mosquito”, disse o chefe de seção do CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses), Ricardo Antônio de Oliveira.

CAMPANHA

Os mutirões aos sábados acontecem em parceria com o governo do Estado de São Paulo, que paga remuneração extra de R$ 120 a cada profissional envolvido. A ação integra a campanha estadual “Todos Juntos Contra o Aedes aegypti”, que segue até o final de dezembro. Birigui já participou desta campanha nos meses de março a maio, quando 13 mutirões foram realizados.

“O mutirão é um reforço às ações que executamos diariamente, como as visitas casa a casa e bloqueios com nebulização. O combate intensivo aos focos do Aedes, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya, é uma das prioridades da administração municipal e deve ser constante, sempre em conjunto com a população”, frisou a secretária de Saúde, Andrea Benvenuta Antonio.

Texto: Rafael Lopes