22/09/2016
Biblioteca Municipal de Birigui recebe escritora Kiara Terra em nova edição do Viagem Literária

A Biblioteca Pública Municipal Dr. Nilo Peçanha recebeu nesta quinta-feira (22 de setembro) a visita da escritora e contadora de histórias Kiara Terra. A vinda dela a Birigui foi possível graças ao programa Viagem Literária, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Alunos das escolas municipais Roberto Clark e professora Lucinda Araújo Pereira Giampietro, do colégio Liceu Birigui e do Instituto Pró-Criança, além do público espontâneo, assistiram a apresentação da escritora, que teve uma hora de duração. A contação de história ocorreu em duas sessões (manhã e tarde).

Kiara, que criou há 15 anos o método de narração chamado História Aberta, no qual toda a narrativa acontece com a participação do público e utilização de técnicas de improvisação, narrou a história contada em seu livro “O Tatu-bola e a Girafa”. A forma diferenciada de contar o enredo prendeu a atenção dos pequenos e até mesmo dos adultos.

Formada em Comunicação das Artes do Corpo na PUC, a escritora estudou também no Teatro Escola Célia Helena e atua como contadora de histórias desde 1998. Em 2009 lançou seu primeiro livro “A menina dos pais criança”. Além do “O Tatu-bola e a Girafa”, é autora também da obra “Hocuspocus”. Atualmente, ela trabalha também na formação de educadores.

PROGRAMA

Criado pela Secretaria de Estado da Cultura, o Viagem Literária é gerido pela SP Leituras e o SisEB (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo). Dirigidos a leitores infantojuvenis e adultos, visa incentivar a produção literária, aproximar o público das bibliotecas e dos livros e disseminar o gosto pela leitura. Essa foi a segunda vez que Birigui participou do programa.

Texto e fotos: Rafael Lopes