26/09/2016
Prefeitura de Birigui inaugura nesta terça-feira, às 10h, Centro Dia do Idoso no bairro São Braz

A Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, informa que será inaugurado nesta terça-feira, dia 27 de setembro, às 10h, o Centro Dia do Idoso “Francisco Belmonte Vargas”, na avenida Vitória Régia, 2.230, no bairro São Braz. O equipamento foi construído em parceria entre o governo estadual e a prefeitura.

O Centro Dia do Idoso é um espaço de acolhimento para idosos semidependentes com idade igual ou superior a 60 anos. Terá capacidade para 50 idosos, sendo a prioridade de atendimento para aqueles cujas famílias não tem condições de dar atenção e cuidado durante o dia, pois precisam trabalhar. No fim do dia, o idoso retorna a sua casa.

Construído numa área de 1.731,25 metros quadrados, o centro possui duas salas administrativas, duas salas de repouso, sala de ambulatório, lavandeira, cinco banheiros, sendo três adaptados, cozinha, espaço multiuso e pátio de convivência coberto. No local os idosos receberão alimentação e participarão de atividades de lazer e cultura.

INVESTIMENTO

O investimento do governo do Estado na construção é de R$ 500 mil, com contrapartida da Prefeitura de Birigui de R$ 356.706,41, totalizando R$ 856.706,41. A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social também liberou R$ 40 mil para compra de equipamentos. A administração municipal também investiu em mobiliário e será responsável pela manutenção do local.

A equipe técnica será composta por assistente social, psicólogo, técnico em enfermagem, cuidadores sociais e monitores de atividades. A seleção dos beneficiários será feita pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, dentre as famílias que já são atendidas nas quatro unidades do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e Creas (Centro de Referência Especializado em Assistência Social).

Texto: Rafael Lopes