28/09/2016
Prefeito recebe árbitra de Birigui que atuou nos Jogos Paralímpicos Rio 2016

O prefeito Pedro Bernabé recebeu na manhã desta quarta-feira (28) a árbitra biriguiense de tênis de mesa Eliana Pincerato, que atuou nos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Eliana é servidora aposentada da Prefeitura de Birigui, onde atuou por 32 anos, sendo 10 deles como técnica da modalidade de tênis de mesa.

A árbitra foi convidada pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa para operar o placar da modalidade nos Jogos Paralímpicos. Eliana ficou alojada na Vila Olímpica. Ela foi a única representante da região no evento internacional.

Além do prefeito, também recebeu a árbitra o secretário municipal de Esportes e Lazer, Amilcar Branco. “Eu estava decidida a encerrar minha carreira de técnica de tênis de mesa em 2013, porém com o apoio que recebi do prefeito Pedro e do secretário Amilcar, mudei de ideia. Com mais estrutura, a modalidade ganhou força e passamos a disputar várias competições”, disse Eliana Pincerato. “Se consegui chegar nos Jogos Paralímpicos foi porque tive apoio destas duas pessoas”, comentou ela, que se aposentou este ano.

Segundo Eliana, antes da gestão 2013-2016 o tênis de mesa não tinha mais que 15 praticantes. “Atualmente temos aproximadamente 100 praticantes da modalidade em Birigui. Os treinamentos ocorrem no Ginásio Municipal (Gigante da Fátima) e na unidade do Sesc Birigui”, falou o secretário Amilcar Branco.

O prefeito elogiou o trabalho da árbitra. “Sei de sua competência como técnica e como árbitra da modalidade. É uma honra receber essa visita, pois Eliana marcou o nome de Birigui nos Jogos Paralímpicos 2016”, comentou o chefe do Executivo.

Ex-atleta – Além de ex-professora da Prefeitura de Birigui, Eliana Pincerato é ex-atleta do município. Ela já representou a cidade nas modalidades de atletismo, vôlei e tênis de mesa. Nas três modalidades conquistou medalhas em Jogos Regionais, Jogos Abertos do Interior e demais competições que participou representando Birigui. Atualmente trabalha como árbitra em várias competições do Brasil.

Por seu trabalho nos Jogos Paralímpicos 2016, Eliana Pincerato ganhou do Comitê Organizador uma medalha, que foi mostrada ao prefeito e ao secretário municipal de Esportes e Lazer.

“Eliana ainda é uma excelente atleta de tênis de mesa. Vamos pedir com carinho para que ela analise a possibilidade de participar de competições representando Birigui”, completou o secretário Amicar Branco.

Texto e fotos: Tiago Lotto