28/09/2016
EM SÃO PAULO: Exposição “Birigui na Paulista” segue até sábado, dia 1º de outubro

A Exposição “Birigui na Paulista”, que destaca a história dos 105 anos do município com fotos, objetos de arte e apresentações musicais, termina no próximo sábado (1º de outubro). O material sobre a cidade está exposto no Espaço Cultural Conjunto Nacional, que fica na Avenida Paulista, 2.073. A exposição fica aberta das 9h às 21h, com entrada franca.

A abertura oficial do evento ocorreu no último dia 26, quando o secretário municipal de Cultura, Lino Tonsig, recebeu os convidados em nome do prefeito Pedro Bernabé. O chefe do Executivo não participou da abertura do evento em função da inauguração do novo pronto-socorro de Birigui, que ocorreu na mesma data.

“No ano em que completa 105 anos de fundação, teremos um pouco da história, das personalidades e dos potenciais social, cultural, esportivo e econômico de Birigui, a conhecida Cidade Pérola”, comentou o prefeito, lembrando que o convite para participar da exposição foi feito em junho deste ano pela Associação Paulista Viva e pelo Conjunto Nacional.

SANFONEIROS - No próximo sábado, dia 1º de outubro, último dia da exposição, haverá apresentação artística do grupo Sanfoneiros de Birigui. O grupo fará duas apresentações: às 12h30 e às 18h.

Depoimentos -- Várias pessoas que visitaram a exposição elogiaram a iniciativa dos organizadores. O diretor regional da Ciesp/Fiesp, Samir Nakad, disse que a exposição é uma oportunidade de Birigui mostrar sua pujança. “Birigui conta com um povo trabalhador. Essa mostra traz a tona todos os elementos que precisam ser lembrados por Birigui e seus cidadãos. É a história de Birigui, que está sendo construída até hoje. Essa exposição enche meu coração de alegria”, comentou Nakad.

O biriguiense Ricardo Zago Franco deixou sua cidade natal há 27 anos. Hoje, aos 30 anos, disse que visitar a exposição é uma forma de matar a saudade de Birigui. “Achei uma iniciativa muito bacana. É uma forma de matar a saudade da minha querida Birigui. Que outras pessoas da grande São Paulo possam visitar e curtir a exposição”, salientou.

Para o diretor do Sinbi (Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui) Antenor Marques da Silva, a mostra destaca o empreendedorismo do povo biriguiense. “Essa exposição destaca no coração de São Paulo que Birigui é uma cidade forte, capaz, que conta com pessoas corajosas e empreendedoras”, falou.

O prefeito Pedro Bernabé, que pretende visitar a exposição nos próximos dias, disse que a exposição é uma ação inédita para a Prefeitura de Birigui e para o município. “Essa ação inédita é uma forma de mostrarmos a nossa história, nossa gente, nossos talentos, nosso desenvolvimento econômico, nosso empreendedorismo público e privado para o Estado de São Paulo e para o Brasil”, completou o chefe do Executivo.

Exposição Birigui na Paulista

Data: de 26/09 até 01/10/2016

Local: Conjunto Nacional, Avenida Paulista, 2.073 (piso térreo)

CRÉDITO FOTOS: Newton Marques/Sabrina Marques (Corporativus)