19/10/2016
Autoridades prestigiam abertura oficial da 1ª Feira do Produtor Rural de Birigui

Várias autoridades prestigiaram a abertura oficial da 1ª Feira do Produtor Rural de Birigui, realizada nesta terça-feira, 18 de outubro. O evento ocorreu na Praça Governador Pedro de Toledo, em frente da Acib (Associação Comercial e Industrial de Birigui), das 16h às 20h. A feira será realizada toda terça-feira, das 16h às 21h, no mesmo local.

A Feira do Produtor Rural acontece através de uma parceria envolvendo a Prefeitura de Birigui, o SIRAN (Sindicato Rural da Alta Noroeste), o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de São Paulo) e a FAESP (Federação da Agricultura do Estado de São Paulo). Pelo município as ações são de responsabilidade da SEDECTI (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação).

“Criamos a lei municipal 6.265, de 23 de setembro de 2016, que instituiu em Birigui a Feira do Produtor Rural. A lei prevê que o Programa Feira do Produtor Rural prepare o pequeno produtor rural para comercializar sua produção diretamente ao consumidor final, agregando valor à propriedade rural”, explicou o prefeito de Birigui, Pedro Bernabé, presente na abertura oficial do evento.

Segundo o diretor do Departamento de Agricultura e Abastecimento da Prefeitura de Birigui, Fábio Moreno Martins, 13 produtores rurais foram capacitados pelo SENAR. A capacitação que teve início no dia 18 de abril deste ano, sendo dividida por módulos que discutiram normas e procedimentos para a organização do ambiente de uma feira e a venda de produtos.

“A capacitação tratou sobre a identificação dos produtos existentes na propriedade e que podem ser comercializados, bem como o planejamento da produção, as técnicas de comercialização, exposição de produtos e gestão de negócios”, falou Fábio Moreno.

TODA terça-feira

Visando dar suporte aos produtores rurais, o SENAR fará acompanhamento até a quarta edição da feira. Depois, com representantes de todos os envolvidos na ação, a Comissão Gestora do programa será a responsável pela realização da feira, que toda terça-feira irá funcionar na Praça Governador Pedro de Toledo. “A praça fica no centro de Birigui, facilitando o acesso dos interessados”, frisou o prefeito Pedro Bernabé.

Além do chefe do Executivo, participaram da abertura do evento o presidente do SIRAN, Marco Antonio Viol, o coordenador do SENAR, Carlos Eduardo Belusso, o presidente da ACIB, Décio Marchi, o diretor do SINBI, Antenor Marques, a diretora do SEDECTI, Larissa Fialho Rodrigues (que no ato representou a secretária Silvia Mestriner), o diretor da FATEB, Eldir Scarpim, secretários municipais, vereadores e demais convidados. O padre João Fungaro foi o responsável pela benção da feira.

“A Comissão Gestora da feira, e de todo o programa, contará com representantes da Sedecti, do SIRAN, dos proprietários rurais e da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integrada)”, informou o agrônomo da Prefeitura de Birigui, Fábio Moreno.

A feira tem por objetivo oferecer a população, diretamente e sem intermediários, produtos produzidos e oriundos da respectiva propriedade rural previamente cadastrada no Departamento de Agricultura e Abastecimento, como forma de proporcionar condições de geração de emprego e renda no município.

Somente poderá fazer parte desta feira o produtor rural que efetivamente participar de cursos de treinamento e capacitação oferecidos pelo SENAR.

Outras informações sobre Programa Feira do Produtor Rural poderão ser obtidas no Departamento de Agricultura e Abastecimento da Prefeitura de Birigui, que fica na rua Roberto Clark, 264. O telefone é (18) 3634-4136.

Texto: Tiago Lotto

Fotos: Vagner Monteiro