20/10/2016
Instituto Federal Campus Birigui: prefeito participa da abertura da Semana de Ciência e Tecnologia

O prefeito Pedro Bernabé, o secretário municipal de Administração, Edson Narciso Lopes, o secretário municipal de Comunicação, Tiago Contador, e o diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Birigui, Renato de Bianchi, participaram da abertura oficial da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Birigui. O evento, que recebe apoio da Prefeitura Municipal, ocorreu na noite desta quarta-feira (19), no próprio Instituto, que fica no Portal da Pérola 2.

A comitiva do Executivo foi recebida pelo diretor do Instituto, Professor Edmar César da Silva, e pela presidente da Comissão da Semana, Profª Drª Andréia de Alcantara Cerizza. Os sócios proprietários da Metalpama, apoiadora do evento, Nelson Tegon e Luiz Matiazzo Netto, também estiveram presentes no evento, assim como a palestrante da noite, Luciana Muller Conti, representante do Sebrae/SP. Conti palestrou o tema “Gestão de empresas inovadoras”.

Em seu discurso, o prefeito Pedro Bernabé destacou aos presentes que através de dois projetos de sua autoria Birigui conta com a Educação Empreendedora e com o projeto que criou no município a implantação da política pública no eixo da sustentabilidade, na área de energias renováveis, para que a cidade disponibilize a energia solar fotovoltaica nos prédios públicos municipais.

O chefe do Executivo também falou sobre os importantes serviços oferecidos pela Sedecti, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. “A Sedecti disponibiliza diversos serviços que auxiliam o empreendedor que quer abrir ou expandir o próprio negócio com maior agilidade e total desburocratização. Trata-se do projeto Agiliza Birigui, criado no segundo semestre de 2014 com o objetivo de ajudar os empresários locais a desenvolverem seus projetos”, falou o prefeito.

Através do Agiliza Birigui, a Prefeitura também oferece o Banco do Povo, o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), Programa Via Rápida Birigui, Posto Sebrae/SP, Incubadora de Empresas, Balcão de Oportunidades, entre outros. Todas as informações dos serviços oferecidos pela Prefeitura estão disponíveis no site oficial do Executivo (www.birigui.sp.gov.br).

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é realizada anualmente, sempre em outubro, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação. Apesar do Instituto Federal realizar atividades nos dias 19 e 20, o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CONSCIENTI) está promovendo, junto com a Prefeitura de Birigui e demais parceiros, a Semana de Ciência e Tecnologia 2016.

“Nacionalmente a Semana de Ciência e Tecnologia acontece de 17 a 23 de outubro, porém, visando aproximar a população dos temas do evento, a Prefeitura de Birigui e seus parceiros iniciaram ações dia 28 de setembro, com atividades agendadas até o dia 5 de novembro”, lembrou o prefeito Pedro Bernabé.

Os interessados em conhecer o evento do Instituto Federal podem agendar visitação nesta quinta-feira (20). Basta ligar para 3643-1171. “Teremos palestras, mostras, teatro, música, exposições e minicursos. A meta do Instituto Federal é aproximar a Ciência e a Tecnologia da população biriguiense”, frisou a professora Andreia Cerizza. As atividades no Instituto acontecem em três períodos: das 8h às 11h; das 13h às 18h e das 19h às 22h.

A abertura da Semana de Ciência e Tecnologia contou, também, com a participação do Projeto Guri, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. O projeto oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos.

LIVRO - Após a abertura oficial do evento, o prefeito Pedro Bernabé recebeu da Profª Drª Zionice Garbelini Martos Rodrigues um exemplar do livro “E quando os ângulos não fecham em 180º - geometrias não euclidianas”, da Editora CRV. O livro traz uma proposta didática ao ensino da Geometria euclidiana e não-euclidiana para o Ensino Fundamental. Zionice retornou da Europa e faz parte da grade de professores do Instituto Federal Campus Birigui.

Texto e fotos: Tiago Lotto