20/10/2016
Secretaria de Saúde e Sucen realizam mutirão contra o Aedes aegypti em cinco bairros neste sábado (22)

Dando continuidade à campanha de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, a Secretaria de Saúde de Birigui realiza mais um mutirão neste sábado (22 de outubro). A ação de prevenção e combate ao transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya contará com o apoio da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) de Araçatuba.

Os 111 agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias, além de 11 supervisores vão percorrer os bairros Quemil, Jardim Santana e o João Crevelaro. Já a Sucen enviará ao município 21 agentes de controle de vetores, que visitarão os bairros Residencial Copacabana e o Monte Líbano. Os trabalhos acontecerão das 7h30 às 13h30.

As equipes vão vistoriar residências, estabelecimentos comerciais e terrenos baldios, fazendo uma varredura de focos do Aedes, além de orientar a população sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito. Não serão recolhidos móveis, galhos e restos de construção civil. A estimativa é atingir na ação mais de 3,5 mil imóveis dos bairros.

“Estamos desenvolvendo todas as ações necessárias para evitar um novo surto da doença no próximo verão. E precisamos que toda a população continue engajada, eliminando dos quintais de suas casas recipientes que possam acumular água e servir de criadouro para o mosquito”, disse o chefe de seção do CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses), Ricardo Antônio de Oliveira.

CAMPANHA

Os mutirões aos sábados acontecem em parceria com o governo do Estado de São Paulo, que paga remuneração extra de R$ 120 a cada profissional envolvido. A ação integra a campanha estadual “Todos Juntos Contra o Aedes aegypti”, que segue até o final de dezembro. A prefeitura já participou desta campanha nos meses de março a maio, quando 13 mutirões foram realizados.

“O combate ao mosquito segue de forma ininterrupta por toda a cidade desde o início do ano, com os agentes de saúde fazendo as visitas casa a casa, bloqueios com nebulização quando necessário, além das ações educativas. E o mutirão é um reforço importante ao trabalho executado diariamente”, afirmou a secretária de Saúde, Andrea Benvenuta Antonio.

Texto: Rafael Lopes