05/12/2016
Prefeito Pedro Bernabé e primeira-dama prestigiam tradicional festival de Bon Odori da colônia japonesa

A Associação Cultural e Esportiva Nipo Brasileira de Birigui realizou no último sábado (3 de dezembro) o tradicional Bon Odori, que contou com a presença do prefeito Pedro Bernabé e da primeira-dama e secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Marilene Galera Bernabé, além de delegações da colônia japonesa da região.

O festival foi celebrado no Ginásio Municipal de Esportes e contou com muita música, danças folclóricas e culinária oriental e brasileira. Também estiveram presentes no evento o representante da Federação das Associações Culturais Nipo-Brasileiras da Noroeste, Tsuyoshi Nacagami, o vereador Gilmar Trecco Cavaca e o secretário de Esporte e Lazer, Amilcar Branco.

“Fiquei muito feliz em participar desta linda festa da colônia japonesa, principalmente em razão da parceria que tivemos com a associação durante os quatro anos do nosso mandato”, afirmou o prefeito Pedro Bernabé, ao lembrar que o evento faz parte das comemorações do aniversário de 105 anos de Birigui.

O vice-presidente e secretário da Associação Cultural e Esportiva Nipo Brasileira de Birigui, Oswaldo Shigueto, explicou o que o objetivo do Bon Odori é valorizar a cultura nipônica e não deixar que as tradições se percam ao longo das gerações. “Buscamos ainda fortalecer e preservar as associações da nossa região”, completou.

BON ODORI

O Bon Odori é um festival que ocorre anualmente durante o verão, entre julho e agosto, no Japão, sempre após o pôr do sol, pois prevalece a crença de que os espíritos somente saem durante a noite. Os japoneses reverenciam a memória dos antepassados com festa, por meio das músicas e danças folclóricas. O festival também lembrou os 108 anos da imigração japonesa no Brasil, comemorado em junho.

Texto e fotos: Rafael Lopes