06/12/2016
Birigui comemora 105 anos nesta quinta-feira (8) com desfile cívico, atos religiosos e apresentação cultural

Birigui comemorará 105 anos na próxima quinta-feira (8 de dezembro). A data será marcada pelo tradicional desfile cívico-militar, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, a missa de ações de graça ao aniversário e em homenagem a padroeira da cidade, Imaculada Conceição, e apresentação cultural na praça Dr. Gama.

A Prefeitura de Birigui convida toda a população para prestigiar o desfile, que neste ano terá início às 8h15, com a execução dos hinos Nacional e de Birigui. Em seguida, o prefeito Pedro Bernabé fará um breve pronunciamento. O palanque das autoridades ficará em frente a Igreja Matriz Imaculada Conceição.

Já o desfile começará as 8h30, com a participação de 49 agremiações, entre escolas municipais, fanfarras, militares e organizações civis. Os participantes vão descer pela rua Barão do Rio Branco, contornando a praça Dr. Gama e dispersando na rua Conselheiro Antônio Prado, em frente a praça James Mellor. A previsão é que a parada tenha 1 hora de duração.

PROCISSÃO

A Paróquia Imaculada Conceição realiza a tradicional procissão da padroeira a partir das 18h. Os fiéis partirão da praça James Mellor em direção à Igreja Matriz, onde os freis da própria comunidade vão celebrar uma missa. Para encerrar as festividades, o coral Imaculada Conceição se apresenta às 20h30 na praça Dr. Gama, dentro da programação do Natal Iluminado.

HISTÓRIA

Conhecida como a “Pérola da Noroeste” e reconhecida nacionalmente como a capital do calçado infantil, Birigui é a segunda maior cidade da região administrativa de Araçatuba, com população estimada em 119.536 mil habitantes, conforme o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Como as principais cidades da região, Birigui surgiu e cresceu a partir da Estrada de Ferro Noroeste. O povoado foi fundado em 7 de dezembro de 1911 pelo português Nicolau da Silva Nunes. Com o avanço da ocupação das terras com as lavouras de café, Birigui conseguiu sua emancipação político-administrativa no dia 8 de dezembro de 1921.

Texto e foto: Rafael Lopes