07/12/2016
11 bairros de Birigui serão vistoriados neste sábado (10) no mutirão de combate ao Aedes aegypti

A Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, continua com a força-tarefa contra o Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Mesmo com o feriado municipal prolongado, agentes de saúde e de combate a endemias estarão nas ruas da cidade neste sábado (10 de dezembro), em mais um mutirão de prevenção e combate ao mosquito.

Serão vistoriados os bairros Jardim Nova Era, Jardim Morumbi, Jardim Pérola, Vila Cortelazzi, Vila Saudades, Centro, Jardim Bela Vista, Vila Angélica, Jardim Nossa Senhora de Fátima, Vila Gardenal e Vila Giampietro. A mobilização contará com cerca de 110 agentes, além de 10 supervisores. Os trabalhos acontecerão das 7h30 às 13h30.

Além de trabalhar a conscientização dos moradores sobre a importância da prevenção a fim de evitar a proliferação do Aedes aegypti, os agentes vão eliminar das residências, estabelecimentos comerciais e terrenos baldios recipientes que possam acumular água, tornando-se potenciais criadouros do mosquito. Não serão recolhidos móveis, galhos e restos de construção.

Os mutirões aos sábados acontecem em parceria com o governo do Estado de São Paulo, que paga remuneração extra de R$ 120 a cada profissional envolvido. A ação integra a campanha estadual “Todos Juntos Contra o Aedes aegypti”, que segue até o final de dezembro. A prefeitura já participou desta campanha nos meses de março a maio, quando 13 mutirões foram realizados.

BALANÇO

No último mutirão, que ocorreu no sábado (3), foram vistoriados 2.237 imóveis em 10 bairros do município. Outros 914 imóveis foram encontrados fechados e em 19 os moradores recusaram a entrada dos agentes de saúde. Larvas do mosquito foram encontradas em 31 recipientes, principalmente em pratos de plantas, ralos internos e bebedouros de animais.

“O mutirão é um reforço ao trabalho preventivo executado diariamente. Por isso, é importante que os moradores recebam nossos agentes em suas casas para as vistorias e não deixem água parada nos vasos de plantas, baldes e garrafas, e mantenham os bebedouros dos animais sempre limpos para que o mosquito não possa se procriar”, alertou a secretária de Saúde, Andrea Benvenuta Antonio.

Texto: Rafael Lopes