06/01/2017
Prestação de contas: Prefeitura de Birigui trabalha para sanar mais de R$ 45 milhões em dívidas

Levantamento da Secretaria Municipal de Finanças aponta que a Prefeitura de Birigui possui dívidas de R$ 45.755.987,99 milhões. Já as receitas em caixa da administração somam apenas R$ 2.119.377,76 milhões. Os números foram levantados a pedido do prefeito Cristiano Salmeirão, que já trabalha no sentido de fazer com que as dívidas de curto prazo sejam quitadas.

Conforme o prefeito, a prestação de contas segue o princípio da transparência adotado por seu governo, com base na lei federal 12.527/2011. “Fiz questão de divulgar os dados para mostrar a real situação do município. Estamos trabalhando para melhorar a situação econômica/financeira da cidade. Isso, consequentemente, irá melhorar a prestação dos serviços à população, fazendo de Birigui a melhor cidade do País para se viver”, afirmou.

O balancete abaixo traz as dívidas do município de curto prazo e as dívidas fundadas (compromissos parcelados a longo prazo feitos por administrações passadas que estão sendo pagas mensalmente). Não estão incluídos na relação uma confissão de dívida sobre reajuste não aplicado com a empresa Poço Matéria que ainda está em discussão e em torno de 600 ações que versam sobre os servidores.

Para o secretário de Finanças, Adonai Henrique Brum da Silva, os compromissos financeiros serão honrados, porém é preciso cautela e muito respeito ao tesouro municipal. “Nossa equipe está analisando detalhadamente o que é prioridade. Temos condições de resolver os compromissos financeiros, para isso basta utilizar os recursos de maneira ordenada, projetada”.

EXONERAÇÕES

Buscando a economia, a eficácia e eficiência da administração pública nos próximos quatro anos, algumas medidas serão tomadas. Somente nesta primeira semana de gestão foram exonerados 115 cargos comissionados. Os gastos com os acertos somam R$ 1.150.384,92, sendo que grande parte deste montante é devido a férias acumuladas que os servidores tinham.

Dentre outras ações que serão adotadas nos próximos dias, o prefeito Cristiano Salmeirão extinguirá alguns cargos, por exemplo, os de secretários adjuntos de Cultura e Turismo e Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado. Para estas funções já não houve nomeações. O projeto de extinção de cargos da estrutura administrativa será encaminhado em breve para a Câmara Municipal.

A tabela abaixo mostra a real situação da Prefeitura de Birigui: