09/02/2017
Prefeitura de Birigui está pagando dívidas de maio a novembro do ano passado com fornecedores

O prefeito Cristiano Salmeirão autorizou o secretário de Finanças, Adonai Henrique Brum da Silva, a efetuar até a próxima segunda-feira (13 de fevereiro) o pagamento das dívidas atrasadas dos meses de outubro e novembro de 2016 com os fornecedores e prestadores de serviços, de cerca de R$ 850 mil. O pagamento será feito obedecendo a ordem cronológica.

No final de janeiro, a administração quitou também aproximadamente R$ 2 milhões de dívidas com os credores, vencidas do período de maio a setembro do ano passado. “As despesas de janeiro e fevereiro deste ano também estão todas pagas. Com isso, só faltará liquidar os restos a pagar do mês de dezembro de 2016, que será feito até meados de março”, disse Salmeirão.

Mesmo com o pagamento das dívidas vencidas, os investimentos não pararam. “Nesse período de acerto de contas, pagamos em dia a folha dos servidores e as férias vencidas, não faltou combustível, adquirimos mais de 400 medicamentos, 30 toneladas de emulsão asfáltica e material escolar, fizemos manutenção de máquinas e estamos limpando a cidade”, destacou o prefeito.

Segundo Salmeirão, está sendo possível honrar as dívidas herdadas da administração anterior e os compromissos atuais pelas economias realizadas, como extinção de cargos, e arrecadação de tributos, como o IPTU. “Com planejamento estamos acertando as contas e administrando para melhorar a cada dia a qualidade de vida de toda a população”, completou.

BIRIGUIPREV

O chefe do Executivo adiantou que a sua maior preocupação é com o déficit atuarial previdenciário do BiriguiPrev. Conforme levantamento, o déficit que era de mais de R$ 143 milhões, em 2009, subiu para mais de R$ 387 milhões, em 2015. “Já estamos elaborando um estudo para interromper este crescimento e não prejudicar as aposentadorias dos servidores”, adiantou Salmeirão.

Texto e foto: Rafael Lopes