22/02/2017
Sedecti conta com Central de Inteligência para acompanhar abertura de programas e convênios

Com o objetivo de auxiliar as secretarias municipais na captação de recursos governamentais e da iniciativa privada para serem investidos em políticas públicas voltadas à população, a Sedecti (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação) criou a Central de Inteligência e Acompanhamento de Abertura de Programas e Convênios.

A Central de Inteligência é composta, atualmente, por um servidor da Sedecti que foi capacitado para realizar diariamente levantamentos e repassar para as secretarias as fontes de recursos disponíveis nas bases de dados dos governos federal e estadual, além de editais abertos por agências de fomento, estatais, empresas e outras instituições públicas e privadas.

SICONV

Até o momento, foram mapeados dez programas no Siconv (Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse), do governo federal, relacionados ao esporte, educação, infraestrutura e desenvolvimento econômico. As respectivas secretarias já estão elaborando os devidos projetos para tentar trazer os recursos para o município.

São monitorados ainda programas abertos pelas secretarias estaduais; emendas parlamentares; editais e patrocínios de instituições como Petrobras, BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), entre outros.

O diretor de Desenvolvimento Industrial, Ciência, Tecnologia e Inovação da Sedecti, Marco Aurélio Barbosa de Souza, disse que em breve a Prefeitura fará o treinamento com outros servidores para explicar como elaborar projetos e fazer a inserção em portais, como o Siconv. “A ideia é integrar todas as secretarias para potencializarmos a busca por recursos para o município”, afirmou.

Texto: Rafael Lopes