23/02/2017
DIÁLOGO SAUDÁVEL – Prefeito visita escolas do Pérola Portal 2 e é aplaudido por pais e educadores

O prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, continua visitando as escolas mantidas pela Prefeitura Municipal e explicando aos pais o motivo pelo qual a administração não vai oferecer, este ano, o uniforme escolar. O kit escolar já está sendo distribuído para os 11 mil alunos da rede pública municipal.

Nesta quarta-feira, dia 22, o chefe do Executivo e a secretária adjunta de Educação, Meiriane Beltran, visitaram as unidades escolares Profª Aparecida Clauria Bearari Benasse e Profª Yvone Miragaia Peruzzo, ambas localizadas no bairro Portal da Pérola 2.

Segundo o prefeito, antigas administrações não realizaram melhorias estruturais nas unidades escolares e a falta de manutenção fez o Ministério Público solicitar explicações e determinar um prazo para que a Prefeitura faça os reparos necessários. Fiação antiga, problemas de infiltração e trincos em paredes são alguns dos problemas existentes.

"Neste momento estou priorizando a segurança das crianças. Vamos melhorar as estruturas dos prédios, providenciar o seguro predial de cada unidade e também o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros)”, explicou o prefeito. “Prefiro o aluno em segurança e sem uniforme. Vamos trabalhar para tentar adquirir o uniforme em 2018”, salientou.

O chefe do Executivo fez questão de informar que quando assumiu a prefeitura, em janeiro de 2017, solicitou para sua equipe um “raio x” da Secretaria Municipal de Educação.

"Já sabemos o que cada escola precisa. Agora, com calma, sem atrapalhar as aulas, vamos realizar as melhorias. Com planejamento podemos realizar grandes projetos. Peço a compreensão dos pais. Acredito que eles concordam com essa decisão de não oferecer o uniforme e melhorar estruturalmente as escolas”, completou o prefeito Cristiano Salmeirão.

BATE PAPO – Após as explicações do prefeito, vários educadores e pais tiveram um bate papo com Salmeirão. Educadores explicaram quais as principais dificuldades para desenvolver um bom trabalho nas unidades. Já os pais solicitaram melhorias nas unidades escolares e também no bairro Portal 2.

"Todas as solicitações serão analisadas. Os pedidos e informações dos pais nos ajudam a administrar. Os apontamentos dos professores também são importantes para melhorarmos o trabalho no setor educacional”, falou o prefeito.

O chefe do Executivo foi aplaudido nas duas escolas. Para os pais, o simples ato de abrir diálogo com a população mostra atenção e respeito por parte da gestão. “Nunca imaginei que ele (prefeito) iria falar e depois atender todos que o procuraram”, disse a dona de casa Maria Aparecida da Silva, mãe de alunos da EM Profª Yvonne Miragaia Peruzzo.

Texto e fotos: Tiago Lotto