24/02/2017
Secretaria de Saúde de Birigui promove ação educativa sobre IST/AIDS na praça Dr. Gama

A Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está promovendo nesta sexta-feira (24) uma ação educativa sobre ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis). A atividade teve início às 8h e segue até as 13h na praça Dr. Gama. O objetivo é reforçar aos munícipes neste período de Carnaval a importância do uso de preservativos.

Estão atuando nesta atividade cerca de 30 profissionais do Nasf (Núcleo de Apoio da Saúde da Família) e da ESF (Estratégia da Saúde da Família). Além da praça Dr. Gama, as equipes estão percorrendo as principais ruas da região central da cidade e praça James Mellor distribuindo preservativos e folders com as principais infecções transmitidas sem proteção.

“Estamos entregando, gratuitamente, preservativos masculino e feminino, lubrificantes, além de panfletos educativos. A ação visa um contato direto com a população. É uma forma de alertar sobre o perigo da relação sexual sem o uso do preservativo”, disse a coordenadora de Saúde, Claudia Rodrigues Carmona Slavez.

Segundo Claudia, durante todo o mês de fevereiro o tema IST/AIDS foi discutido e abordado nas noves UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e também em unidades escolares municipais, onde foram passadas orientações sobre a importância do sexo seguro como forma de prevenir infecções, como sífilis, hepatite, herpes genital, gonorréia, entre outros.

SERVIÇO

Testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C podem ser feitas gratuitamente no CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), que funciona no Centro de Especialidades Médicas, na praça Gumercindo de Paiva Castro. O resultado dura, em média, 30 minutos para ser liberado. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Informações: (18) 3643-6233.

Texto: Rafael Lopes e Tiago Lotto

Fotos: Rafael Lopes