31/03/2017
Contas em dia: Prefeitura de Birigui não deve para nenhum fornecedor

O prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, e o secretário municipal de Finanças, Adonai Henrique Brum, anunciaram nesta sexta-feira, dia 31 de março, que a Prefeitura de Birigui conseguiu atualizar sua ordem cronológica de pagamentos aos fornecedores cuja fonte de pagamento tem por base os recursos próprios, ou seja, graças a arrecadação de tributos municipais em janeiro, fevereiro e março.

O secretário de Finanças explicou que os munícipes foram fundamentais para que a Prefeitura colocasse o caixa em dia. “Com a arrecadação do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) conseguimo pagar os fornecedores que aguardavam receber desde maio de 2016”, falou Adonai Brum.

Segundo o prefeito, o trabalho sério da equipe de governo fez a diferença. “Estamos comprometidos em fazer o melhor para Birigui. Quero agradecer a compreensão dos fornecedores que aguardaram um prazo demorado. Agora estamos em dia com todos os nossos fornecedores”, salientou Cristiano Salmeirão.

O chefe do Executivo também destacou a economia feita pela atual gestão nestes três primeiros meses do ano. “Com hora extras economizamos cerca de R$ 430 mil e com o corte de 31 cargos comissionados vamos economizar cerca de R$ 2 milhões por ano. Vamos continuar trabalhando para melhorar a saúde financeira do município”, completou o prefeito.

Entenda – O IPTU é um imposto de competência dos municípios, que recai sobre a propriedade predial e territorial urbana, tendo como fato gerador a propriedade, o domínio útil ou a posse de bem imóvel, e tem como base de cálculo seu valor venal. O IPTU incide em imóveis localizados na zona urbana dos municípios.

Já o IPVA é um imposto que somente os Estados e o Distrito Federal têm competência para instituí-lo, não poder ser uma obrigação do Governo, a arrecadação é feita por cada estado, sendo que 50% do total arrecadado é destinado ao próprio estado, e a outra parte pertence ao local onde o veículo foi registrado, ou seja, no município. O IPVA pode ser pago à vista ou em até três parcelas.

Texto: Tiago Lotto

Foto: Rafael Lopes