20/04/2017
Minicidade já está funcionando em Birigui; Projeto BR City oferece educação no trânsito

Uma minicidade inflável, réplica de um município real, foi montada no ginásio de esportes da Escola Municipal Roberto Clark, uma das unidades escolares da Prefeitura de Birigui que recebeu o Projeto BR City, da ViaRondon. A iniciativa pretende despertar junto aos alunos a curiosidade e o desejo de entender as regras e leis que orientam o trânsito das cidades. O projeto conta com aulas teóricas e práticas, com atuação de guardas municipais e técnicos da concessionária.

Na manhã desta quinta-feira, dia 20 de abril, o prefeito Cristiano Salmeirão, o secretário municipal de Segurança Pública, Cleber Rodrigo da Silva, a diretora do Deptrans (Departamento de Trânsito e Serviços), Melissa Puertas Sampaio, a secretária municipal de Educação, Áurea Esteve Serra, e o secretário municipal de Serviços Públicos, Água e Esgoto, Eldir Scarpim, “inauguraram” a minicidade, que foi visitada pelos alunos da EM Roberto Clark.

“Esta ação visa compartilhar conhecimentos sobre o trânsito e as relações com ele estabelecidas. É uma educação inteligente, já que coloca os alunos dirigindo dentro da minicidade. Fiquei impressionado com essa bonita minicidade”, comentou o prefeito Cristiano Salmeirão. Vários vereadores acompanharam o chefe do Executivo.

O BR City vai atender em Birigui 350 crianças (8 a 11 anos) de quatro escolas mantidas pela prefeitura (veja relação abaixo). Após a teoria, as crianças colocam o que aprenderam em prática na minicidade inflável, que reproduz o ambiente urbano com ruas, placas de sinalização, faixa de pedestres, semáforos, prédios e veículos elétricos. A teoria ocorre em sala de aula e a prática na minicidade.

Na próxima segunda-feira, dia 24, alunos da Escola Municipal Dr. Gama estarão realizando aula prática na minicidade montada no ginásio da Escola Municipal Roberto Clark. Acompanhe abaixo a agenda de atividades do BR City.

O projeto acontece do dia 18 a 28 de abril, conforme o cronograma:

EM Roberto Clark

Palestras teóricas: dia 18/04 às 10h e às 14h

Percurso Prático Minicidade: dia 20/04 às 10h e às 14h, no Ginásio de Esportes EM Roberto Clark (Av. Nove de Julho, 256, Centro)

EM Dr. Gama

Palestras teóricas: dia 19/04 às 10h e às 14h

Percurso Prático Minicidade: dia 24/04 às 10h e às 14h, no Ginásio de Esportes EM Roberto Clark

EM Profa. Dirce Spinola Najas

Palestras teóricas: dia 25/04 às 10h e às 14h

Percurso Prático Minicidade: dia 26/04 às 10h e às 14h, no Ginásio de Esportes EM Roberto Clark

EM Profa. Geni Leite da Silva

Palestras teóricas: dia 27/04 às 10h e às 14h