26/05/2017
Campanha de Vacinação contra a Gripe é prorrogada nas UBSs de Birigui até o dia 9 de junho

A Campanha de Vacinação contra a Gripe foi prorrogada pelo Ministério da Saúde até o dia 9 de junho. A ação terminaria nesta sexta-feira (26 de maio). Portanto, as doses continuam sendo aplicadas gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Birigui.

A Vigilância Epidemiológica informou que até o momento foram imunizadas 14.597 pessoas do público-alvo, o que corresponde a 59,92% da meta, que é atingir 90%. Receberam as doses: 2.032 crianças de seis meses a menores de cinco anos; 10.185 idosos; 358 gestantes; 106 puérperas (até 45 dias após o parto) e 1.916 trabalhadores de saúde.

O ideal é que a vacinação ocorra antes da chegada do inverno, pois o organismo leva de duas a três semanas para produzir os anticorpos que geram a proteção contra o vírus. Por isso, é fundamental que os grupos prioritários (incluídos os professores e doentes crônicos, que não possuem meta específica) busquem o quanto antes os postos de vacinação para garantir a proteção contra a gripe.

Os sintomas da doença são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração. Nestes casos, um médico deve ser procurado imediatamente.

PREVENÇÃO

A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Pode ocorrer também por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.

Texto: Rafael Lopes

Foto: Tiago Mariano