13/07/2017
Guarda Civil Municipal de Birigui flagra caminhão que captava água do Baixotes

A Guarda Civil Municipal de Birigui flagrou nesta quarta-feira (12) um motorista de 50 anos retirando água do ribeirão Baixotes utilizando um caminhão-pipa.

O homem, morador de Birigui, do Silvares, foi detido pela Guarda por volta das 11h, na avenida Isaura Macarini Albani, em uma área de APP (Área de Preservação Permanente) que fica no Recanto Verde. Ele foi levado pela GM para a polícia, onde foi ouvido e liberado.

Segundo o secretário municipal de Segurança Pública, Cleber Rodrigo da Silva, a Guarda de Birigui chegou no local após denúncia anônima. O motorista utilizava um caminhão Mercedes-Benz, de uma construtora da cidade de Araçatuba.

“A lei 9.433/77 prevê que é infração das normas de utilização de recursos hídricos superficiais ou subterrâneos derivar ou utilizar recursos hídricos para qualquer finalidade, sem respectiva autorização de direito de uso”, falou o secretário.

De acordo com ele, entre as penas previstas está o pagamento de multa que varia de R$ 100,00 a R$ 10.000,00.

“Vamos intensificar a fiscalização em pontos onde esse tipo de irregularidade está ocorrendo. Contamos com a ajuda da população, que faz um papel importante em denunciar. As denúncias podem ser feitas pelo fone 153 ou 199. Os denunciantes terão sua identidade preservada”, completou o secretário Cleber Rodrigo.