18/07/2017
Julho Amarelo: Saúde promove a 1ª Campanha Municipal de Combate as Hepatites Virais

Julho foi adotado pelo Ministério da Saúde e pelo Comitê Estadual de Hepatites Virais como o mês de luta e prevenção das hepatites virais. Isso não significa que a prevenção à doença deva ser menor nos demais meses do ano, muito pelo contrário, a cada dia deve-se aumentar a atenção porque as hepatites virais são as principais causas de câncer no fígado.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais, convida a população para participar da 1ª Campanha de Luta Contra as Hepatites Virais, denominado Julho Amarelo. A ação ocorre em função da comemoração do Dia Mundial da Luta contra as Hepatites Virais (Dia 28 de Julho).

A campanha será realizada em Birigui no dia 29 de julho (sábado), das 8 às 13 horas, no Serviço de Assistência Especializada (SAE), que fica no prédio do Centro Médico Hospitalar (antigo pronto-socorro, na Praça Gumercindo de Paiva Castro, s/n – Centro).

No dia da campanha serão ofertados a população os testes rápidos para triagem de Hepatite B e C, sífilis e HIV. Podem fazer os testes crianças a partir de 1 ano e 6 meses, adolescentes, jovens, adultos, gestantes e idosos.

As Hepatites B e C são doenças causadas por vírus que prejudicam o fígado e são silenciosas na maioria dos casos, ou seja, não apresentam sintomas. Porém podem levar a problemas graves como a cirrose e ao câncer.

Podem ser transmitidas por relações sexuais ou uso de objetos que entraram em contato com sangue contaminado, como agulhas e seringas, lâminas de barbear, escova de dentes, materiais de manicures e estúdios de tatuagem quando não esterilizados adequadamente. Existem tratamentos disponíveis no SUS para quem tem Hepatite B ou C.

Em Birigui, o acompanhamento e tratamento desses pacientes é feito pelo Serviço de Assistência Especializada (SAE), onde são realizadas consultas periódicas, exames de rotina e fornecimento das medicações.

“Os testes rápidos são feitos com punção digital (parecido com exame de glicemia) e levam cerca de 30 minutos para liberação dos resultados. É importante que as pessoas que procurarem o SAE no dia da campanha portando um documento com foto (RG ou CNH) e não é necessário jejum para a coleta do sangue”, explicou a Diretora da Vigilância Epidemiológica de Birigui, Mauricéia Bruna Gonçalves.

Outras informações podem ser obtidas no SAE, que atende no fone: (18) 3643-6262.