19/07/2017
Coleta seletiva começa dia 2 de agosto em Birigui; primeira fase será feita em 13 bairros da cidade

A Prefeitura de Birigui inicia no próximo dia 2 de agosto a coleta seletiva no município. A iniciativa faz parte do Plano de Gestão Integrado de Resíduos Sólidos e, também, do Plano de Governo da gestão 2017-2020.

A primeira fase da implantação da coleta seletiva será em 13 bairros de Birigui (veja lista abaixo). Os demais serão incluídos gradativamente. Todos os bairros serão atendidos até novembro deste ano.

A coleta seletiva é o recolhimento dos materiais que são possíveis de serem reciclados, previamente separados na fonte geradora, principalmente dentro das casas. Dentre estes materiais recicláveis podemos citar os diversos tipos de papéis, plásticos, metais e vidros.

Todo o planejamento para o início da coleta seletiva em Birigui está sendo feito em conjunto pelas secretarias municipais de Meio Ambiente/Desenvolvimento Sustentado e Serviços Públicos, Água e Esgoto. As secretarias de Saúde, Educação e Gabinete também oferecem suporte.

COMO SERÁ?

A coleta seletiva segue os trabalhos diários da coleta de lixo na cidade. A linha/trajeto do caminhão de lixo que visita os bairros de segundas, quartas e sextas-feiras terá coleta seletiva sempre às quartas-feiras. Já a linha das terças, quintas e sábados terá coleta seletiva sempre às quintas-feiras.

A ação é bem simples: o lixo normal que a pessoa coloca em frente de sua casa continua com o mesmo sistema. A única mudança é que uma vez por semana o morador deverá colocar SOMENTE LIXO RECICLÁVEL em frente de sua residência. Havendo mistura do lixo, no dia da coleta seletiva, o lixo doméstico (restos de comida, fraldas, papéis sujos) não será levado.

“Para que a coleta seletiva seja bem sucedida, precisamos do apoio da população, que deverá separar o lixo dentro de suas casas. Os mesmos saquinhos plásticos usados para o lixo tradicional podem ser usados para o descarte do lixo reciclável”, explicou o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado, Juliano Salomão.

Para a dona de casa entender: dos três dias que o caminhão de lixo passa na rua, dois serão para recolher o lixo tradicional (chamado de lixo molhado) e um para recolher o lixo reciclável (lixo seco).

BAIRROS

Os 13 primeiros bairros que receberão o caminhão da coleta seletiva serão:

TODA QUARTA – FEIRA: Distrito Industrial; Pedro Marin Berbel; Eurico Caetano; Parque das Árvores; Laluce I; Laluce 2; Vale do Sol; Monte Carlo; Nova Brasília; Conjunto Habitacional Maria Gabas Stábile; e Novo Jardim Stábile.

TODA QUINTA – FEIRA: Thereza Maria Barbieri e Ivone Alves Palma (Ivoninha).

Atuando nos 13 bairros, a Prefeitura de Birigui pretende atingir, na primeira fase da coleta seletiva, cerca de 6 mil imóveis (aproximadamente 20 mil pessoas).Visando orientar os moradores dos primeiros bairros que serão visitados, haverá distribuição de panfletos informativos, como uma espécie de guia “tira dúvidas” do cidadão. A distribuição será feita por Agentes de Saúde que visitam as residências de Birigui.

O QUE COLOCAR NO LIXO?

Visando orientar o morador, as secretarias de Meio Ambiente e de Serviços Públicos destacam o que deve ser colocado nos lixos:

NA SEGUNDA-FEIRA: lixo doméstico (resto de comida, fraldas/absorventes, papel sujo, bituca de cigarro, folhagens, etc).

NA TERÇA-FEIRA: lixo doméstico (resto de comida, fraldas/absorventes, papel sujo, bituca de cigarro, folhagens, etc).

NA QUARTA-FEIRA: lixo reciclável (papelão, jornais, garrafas plásticas, latas, caixinhas de leite, embalagens molho de tomate, alumínio e ferragens).

NA QUINTA-FEIRA: lixo reciclável (papelão, jornais, garrafas plásticas, latas, caixinhas de leite, embalagens molho de tomate, alumínio e ferragens).

NA SEXTA-FEIRA: lixo doméstico (resto de comida, fraldas/absorventes, papel sujo, bituca de cigarro, folhagens, etc).

NO SÁBADO: lixo doméstico (resto de comida, fraldas/absorventes, papel sujo, bituca de cigarro, folhagens, etc).

EXPERIÊNCIA positiva

Em maio deste ano, a AGA (Associação do Grupamento Ambientalista) e a Prefeitura de Birigui lançaram um projeto piloto de coleta seletiva no Condomínio Monte Carlo, localizado no bairro Residencial Manuela.

A iniciativa visa sensibilizar os moradores sobre a importância da separação do lixo. “Containers” de plásticos, cada um com capacidade de armazenar 1.100 mil litros, foram colocados no condomínio, possibilitando aos moradores depositar todo material reciclável no mesmo local.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente de Birigui, o piloto está sendo um sucesso e os moradores separam corretamente o lixo molhado do lixo seco.

Texto: Tiago Lotto

Arte: Juliano Salomão