26/07/2017
Secretaria de Saúde divulga Avaliação de Densidade Larvária (ADL) em Birigui

A Prefeitura de Birigui, por meio do Centro de Controle de Vetores Zoonoses (CCVZ), órgão da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou os resultados parciais da Avaliação de Densidade Larvária (ADL) realizado durante o mês de julho.

Segundo o CCVZ, foram visitados 2.356 imóveis localizados nos bairros da cidade para o recolhimento de amostras, identificação de criadouros e de larvas.

De acordo com parâmetro do Ministério da Saúde, o resultado é avaliado da seguinte forma: menor que 1,0 é considerado SATISFATÓRIO; de 1,0 a 3,9, é considerado ALERTA e acima de 4,0 considerado ALTO RISCO.

O CCVZ destacou ainda que esse trabalho de pesquisa, desenvolvido durante 30 dias, é importante para nortear as ações pontuais dos agentes de zoonoses, reforçando assim o trabalho de conscientização nas áreas com maior pontuação, diminuindo o índice apresentado.

Segundo o chefe de seção do CCVZ, Ricardo Cabral Miranda Junior, Birigui registrou 0,9 de ADL. “Estamos intensificando as ações para que possamos eliminar o máximo de criadouros antes do período chuvoso”, explicou Miranda Junior.