26/07/2017
Birigui busca parceria com cidade da Inglaterra para investir em drenagem sustentável

A Prefeitura de Birigui iniciou os trâmites legais para firmar uma parceria com Northampton, uma cidade da Inglaterra localizada na região de Midlands Orientais, com aproximadamente 200 mil habitantes. A parceria pode se concretizar via o Programa Europeu de Cooperação Urbana Internacional (IUC), oferecido pela União Europeia (UE).

O IUC é uma plataforma interdisciplinar entre a América Latina e Caribe e a Europa em Planejamento Urbano Sustentável. O programa oferece aos municípios participantes a oportunidade de ser associado com cidades europeias.

O município de Birigui é signatário do Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas) e signatário do Programa “Cidades Sustentáveis”. Em função disso, em fevereiro deste ano, decreto do prefeito Cristiano Salmeirão colocou Birigui em um plano de ação mundial que visa encorajar políticas públicas com 17 objetivos do desenvolvimento sustentado da ONU.

“Essa parceria permite construir relacionamentos que visam apoiar ações existentes no domínio das ações de planejamento urbano sustentável. Poderemos, por exemplo, aprender com os projetos de sucesso realizados em Northampton e implantá-los em Birigui”, comentou o prefeito Cristiano Salmeirão. O principal deles seria na área de drenagem urbana sustentável.

Para o prefeito, o programa é de extrema importância. “Cidades europeias estão dispostas a cooperar com outras cidades ao redor do mundo, compartilhando conhecimentos e identificando soluções inovadoras e criando novas oportunidades econômicas no processo. Isso é fantástico e a Prefeitura de Birigui está na busca desta parceria”, frisou o chefe do Executivo.

Para entrar no programa, a União Europeia avalia um questionário enviado aos municípios. Os principais temas desta cooperação irão abranger áreas-chave de desenvolvimento sustentável: planejamento urbano de baixo carbono, construção sustentável, mobilidade sustentável, gestão da água, gestão de resíduos sólidos e uso de energia sustentável, entre outros.

O questionário da UE já foi respondido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado. “A Prefeitura de Birigui focou a drenagem sustentável, já que Northampton conta com um Sistema de Drenagem Urbana Sustentável, que protege a região onde a cidade está localizada contra enchentes, bem como a criação de áreas verdes de lazer para a comunidade”, falou o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado, Juliano Salomão.

“O prefeito nos pediu atenção com relação aos projetos, programas e fontes de investimento, tanto nacional como internacional, para parcerias e convênios que visam o progresso de Birigui”, comentou o assessor de Planejamento da Prefeitura Municipal, Tadeu Saravalli, responsável pela inclusão de Birigui no Programa Europeu de Cooperação Urbana Internacional (IUC).

Segundo Saravalli, o programa IUC irá fornecer todo o apoio técnico e logístico ao longo do relacionamento entre as cidades parceiras. Está previsto, ainda, visitas da comitiva de Birigui na Inglaterra e vice-versa, além da possibilidade de suporte financeiro para o desenvolvimento de ações e treinamentos para planos de ação.

SUDS de Northampton – A cidade de Northampton (Inglaterra) conta com um SUDS (Sistema de Drenagem Urbana Sustentável). O sistema faz parte do planejamento da extensão urbana de Upton, na periferia sudoeste de Northampton, que protege a região contra enchentes e criou áreas verdes de lazer para os moradores.

A gestão eficiente de águas pluviais foi priorizada durante o planejamento na área, que foi duramente atingida por enchentes em 1998. A estratégia envolve a limitação e controle de águas superficiais e escoamento na fonte. Isto é conseguido por meio de telhados verdes, um sistema de tubos e valas, lagoas conectadas e pavimentações permeáveis.

Saiba mais das ações da cidade inglesa no endereço eletrônico do Programa Cidades Sustentáveis (www.cidadessustentaveis.org.br/boas-praticas/upton).

Texto e fotos: Tiago Lotto