15/08/2017
Concessionária e ARTESP alertam para os riscos de queimadas nas rodovias

A estiagem e a baixa umidade do ar colaboram para o aumento dos focos de incêndio às margens das rodovias, condição que pode aumentar os riscos de acidentes. E visando alertar usuários e comunidades lindeiras, sobre os perigos das queimadas, a ViaRondon Concessionária de Rodovia S/A e a ARTESP (Agência de Transportes do Estado de São Paulo), realizam a Operação Corta-Fogo.

Informações importantes sobre a prevenção de incêndios, e também de como agir ao se deparar com a situação na rodovia, estão sendo veiculadas através das redes sociais da ARTESP. Já na rodovia Marechal Rondon, as mensagens de orientação ao usuário estão sendo reforçadas nos painéis eletrônicos localizados ao longo do trecho entre Bauru e Castilho.

BITUCA NÃO!

Uma das principais causas de queimadas nas rodovias, são as bitucas de cigarro que caem na vegetação seca e dão início aos focos de incêndio. Por isso, alertamos: não jogue bitucas pela janela, além de ser lixo na rodovia, são o estopim para grandes incêndios.

ORIENTAÇÕES

Alertamos também às comunidades lindeiras para não utilizar fogo para limpeza de terrenos. A baixa umidade do ar contribui para que as chamas se alastrem facilmente pela vegetação seca transformando uma simples limpeza em um evento sem controle.

Os usuários devem ligar para Corpo de Bombeiros (193) em caso de focos de incêndio nas rodovias.

A ViaRondon ainda recomenda aos usuários que, em caso de fumaça na rodovia: fechem os vidros do veículo, mantenham distância segura do veículo da frente, trafeguem com farol baixo ligado, obrigatório por lei, não liguem o pisca alerta com o veículo em movimento e não parem na faixa de rolamento. Todo cuidado e atenção são necessários!

É bom lembrar que, em caso de focos ou incêndios na Via Rondon (SP-300), os usuários podem ligar diretamente para a ViaRondon no 0800 72 99 300 .

A ViaRondon, faz parte do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo,  é responsável, desde maio de 2009, pela administração de mais de 416 Km do Corredor Marechal Rondon Oeste no Estado de São Paulo. A concessionária gerencia o trecho que compreende 331,13 km da Via Rondon, SP-300 (entre o Km 336,5 em Bauru até o km 667,6 em Castilho) e, também, 23 rodovias de acessos (SPA´s) que totalizam 85,5 km.

Texto: Assessoria da ViaRondon