22/08/2017
Deptrans de Birigui lança concurso educativo "O Trânsito é de Todos" para alunos do ensino médio

A Secretaria Municipal de Segurança Pública, por meio do Deptrans (Departamento Municipal de Trânsito e Serviços), lançou o 1º Concurso Municipal de Educação para o Trânsito com o tema "O Trânsito é de Todos". O concurso é voltado para os alunos do 1º, 2º e 3º anos do ensino médio das escolas públicas e particulares do município.

A diretora do Deptrans, Melissa Puertas Sampaio, explicou que o principal objetivo do concurso é conscientizar os adolescentes sobre a importância da direção segura. “Nossas estatísticas mostram que os acidentes envolvem mais os jovens na faixa etária entre 18 e 24 anos. Por isso escolhemos o ensino médio, para conscientizar os alunos antes de se tornarem motoristas”, explicou.

Os estudantes, divididos em grupos de três pessoas, deverão criar maquetes ilustrando a cidade perfeita, devendo constar as regras de trânsito, sinalização vertical e horizontal, semáforos e faixas de pedestres. O 1º lugar receberá três tablets, o 2º lugar terá como prêmio três smartphones, enquanto que para o 3º lugar serão três Mp4 Player.

O concurso busca promover a segurança e respeito no trânsito; estimular e revelar talentos, através de incentivo à produção de material educativo e artístico voltado à educação para o trânsito; promover o intercâmbio entre as escolas e a interação com a sociedade, além de incentivar o exercício da cidadania.

REGULAMENTO

Cada escola participante deve compor uma comissão julgadora interna e selecionar o melhor trabalho de cada categoria, seguindo os critérios: adequação ao tema, objetividade, criatividade e originalidade. Após a seleção interna dos trabalhos, cada escola deverá encaminhar o trabalho oficial para o Deptrans até o dia 25 de setembro.

Os trabalhos entregues serão analisados por uma Comissão Julgadora, composta por representantes do Deptrans, Secretaria de Segurança Pública, Secretaria de Educação, Secretaria de Cultura e Turismo, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Câmara Municipal, Comtran (Conselho Municipal de Trânsito) e do Detran-SP.

As premiações acontecerão no dia 28 de setembro, durante a Semana Nacional do Trânsito. Os trabalhos selecionados no 1º Concurso Municipal de Educação para o Trânsito serão expostos no Paço Municipal (Praça James Mellor, s/nº – Centro) nos dias 28 e 29 de setembro, com visitação aberta ao público das 8h às 11h e das 14h às 17h.

SERVIÇO

O regulamento completo do 1º Concurso Municipal de Educação para o Trânsito pode ser consultado na edição de segunda-feira (21 de agosto) do Diário Oficial Eletrônico do Município. Outras informações podem ser obtidas na sede do Deptrans, na rua Rodolpho Guidini, 149, Bela Vista, ou pelo telefone (18) 3642-2215.

Texto: Letícia Permagnani e Rafael Lopes

Foto: Tiago Mariano