15/09/2017
Deptrans e Guarda Municipal promovem de 18 a 25 ações educativas na Semana Nacional de Trânsito

O Deptrans (Departamento Municipal de Trânsito e Serviços) de Birigui e a Guarda Civil Municipal promovem, entre os dias 18 e 25 de setembro, a Semana Nacional de Trânsito. A semana será marcada por palestras, minicidade inflável, pedágio com distribuição de panfletos na praça Dr. Gama e campanha educativa de bafômetro nos bares da cidade.

O tema da Semana é “Minha escolha faz a diferença no trânsito”, que traz como mensagem principal a importância e valorização da responsabilidade de cada um para um trânsito mais seguro, estimulando a mudança de postura de toda a sociedade no esforço para a redução de acidentes, conforme previsto na “Década Mundial de Ações para Segurança no Trânsito – 2011/2020”.

A diretora do Deptrans, Melissa Sampaio Puertas, lembrou que embora a Semana Nacional de Trânsito comece apenas na próxima segunda-feira, as atividades alusivas à data estão sendo realizadas desde o dia 1º setembro e seguirão até o final deste mês. Alunos dos 5ª anos de 12 escolas municipais já participaram de palestras educativas ministradas pela ViaRondon.

A partir de segunda, as crianças terão aulas práticas de trânsito na minicidade inflável, do projeto BR City, da ViaRondon, que ficará montado no ginásio de esportes da escola municipal Roberto Clark. A réplica reproduz o ambiente urbano com ruas, placas de sinalização, faixa de pedestres, semáforos, prédios e veículos elétricos.

CONCURSO

No dia 28 de setembro será realizada a premiação do 1º Concurso Municipal de Educação para o Trânsito, promovido pelo Deptrans. Com o tema “O Trânsito é de Todos!”, o concurso é voltado para os alunos do 1º, 2º e 3º anos do ensino médio da rede pública e particular do município. As escolas participantes deverão entregar os trabalhos até o dia 25.

Conforme Melissa, o objetivo principal do concurso é conscientizar os adolescentes sobre a importância da direção segura. Os estudantes, divididos em grupos com três integrantes, estão criando maquetes ilustrando a cidade perfeita, contendo as regras de trânsito, sinalização vertical e horizontal, semáforos e faixas de pedestres.

Os prêmios serão: três tablets para o 1º lugar, três smartphones para o 2º colocado e três Mp4 Player para o 3º lugar. As maquetes selecionadas pela comissão julgadora do concurso serão expostas no Paço Municipal (Praça James Mellor, s/nº – Centro) nos dias 28 e 29 de setembro, com visitação aberta ao público das 8h às 11h e das 14h às 17h.

Texto: Rafael Lopes