18/09/2017
Vacinação Antirrábica termina no próximo sábado (23); 4.132 animais já foram vacinados em Birigui

A Prefeitura de Birigui informa que a vacinação contra a raiva em cães e gatos termina no próximo sábado, dia 23 de setembro. A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle de Vetores e Zoonoses (CCVZ), programou a campanha para dois sábados (16 e 23 de setembro).

O município conta com 31 pontos fixos e outros seis pontos volantes. A relação completa o cidadão encontra nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no CCVZ (prédio do antigo pronto-socorro) e nas repartições públicas da cidade.

Os postos serão montados em pontos estratégicos da cidade, como em frente de escolas, UBSs e em praças, para imunizar gratuitamente os animais. O atendimento acontecerá das 8h às 16h.

Devem ser imunizados os bichos de estimação a partir dos três meses, incluindo as fêmeas prenhas. Apenas aqueles que estiverem doentes ficarão de fora da cobertura. Os proprietários devem apresentar a carteira de vacinação do animal.

Os animais deverão ser levados aos postos somente pelos adultos. Os cães deverão estar com coleiras e focinheiras a fim de evitar brigas com outros animais ou mordidas nas equipes de vacinação.

Já os gatos deverão ser transportados em sacos ou caixas apropriados. É recomendado evitar que o animal faça esforço físico intenso antes e após a vacina e seja exposto por muito tempo ao sol.

Segundo o chefe de seção do CCVZ, Ricardo Cabral, a vacinação é importante para manter a cidade livre da raiva. “A raiva está controlada no município, mas contamos com a colaboração da comunidade, que deve levar seus animais ao posto mais próximo da residência”, explicou ele.

NÚMEROS

Segundo dados do CCVZ, a vacinação do último sábado, dia 16, registrou um total de 4.132 animais vacinados, sendo 3.220 animais da área urbana e 912 animais da área rural.

O órgão da Secretaria Municipal de Saúde estará visitando, até o dia 30 de setembro, todas as propriedades rurais de Birigui para levar a vacina aos donos de animais da zona rural.

Outras informações sobre a campanha podem ser obtidas pelo fone: (18) 3643-6234.