19/09/2017
Defesa Civil e Guarda Municipal participam de treinamento e simulado de combate a incêndio

A Defesa Civil de Birigui e a Guarda Municipal participaram no último dia 6 de setembro de um TREINAMENTO E SIMULADO DE COMBATE A INCÊNDIO EM COBERTURAS VEGETAIS COM USO DE AERONAVES. A capacitação ocorreu no Aeroclube de Birigui e foi organizado pela Secretaria Estadual de Defesa Civil e pelo 20º Grupamentos de Bombeiros de Araçatuba.

Segundo o coordenador municipal da Defesa Civil e Corregedor Geral da Guarda de Birigui, Glaysson Rogério Rodrigues, estiveram envolvidos também o Grupamento Aéreo da Policia Militar, com o helicóptero Águia, uma aeronave agrícola de São José do Rio Preto, a Defesa Civil e a Guarda Municipal de Araçatuba, os Postos de Bombeiros dos municípios de Araçatuba, Birigui e Penápolis, a Base de Bombeiros de Buritama, três usinas de açúcar e álcool da região e o Tiro de Guerra de Birigui.

O treinamento foi oferecido para um grupo de 100 participantes. Além do coordenador da Defesa Civil, estiveram participando do treinamento o Inspetor Operacional da GCM, Odair Petini, o GCM Ronaldo de Brito Fagundes, o GCM Antonio Marcos Simionato, o GCM Claudio Ferreira Ramos, o GCM Antonio Carlos André Junior, o GCM Vanderlei Aguiar Carriel, o chefe de seção da Secretaria de Esportes, Antônio Carlos Stabile, a coordenadora de projetos esportivos Verônica Marcielli Basse da Costa, e os servidores do Departamento Municipal de Trânsito, Nilson José de Almeida Junior e Tiago da Mata Pessoa.

Na parte da manhã, o treinamento contou com palestras e treinamento teórico, com profissionais especializados nesse tipo de ocorrência. Na parte da tarde ocorreram as aulas práticas, onde foi montado todo o aparato para simular uma ocorrência real de incêndio em cobertura vegetal de grande proporção, envolvendo todos os participantes, sob o comando do Capitão PM Wagner Francisco Peron, Comandante do 1º SGB (Sub Grupamento de Bombeiros) de Araçatuba.

“Em 2013, entre Birigui e Araçatuba, houve um grande incêndio desse tipo, onde foram queimados mais de 75 hectares de pastagem e plantações. Na época, foram gastos mais de oito horas de trabalho para conter o incêndio, por isso é de suma importância esse tipo de treinamento, para prepararmos nossos brigadistas para uma situação real de ocorrência”, comentou o Coordenador Municipal de Defesa Civil, guarda Rogério. “Este período de estiagem favorece essas ocorrências. Exatamente por isso participamos desta qualificação”, completou.

Tiago Lotto

Fotos: Guarda Municipal de Birigui