20/09/2017
Prefeito prestigia abertura do Fórum dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente do Baixo Tietê

O prefeito Cristiano Salmeirão e a primeira-dama e secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Eliane Cristina Salmeirão, prestigiaram a abertura do VI Fórum dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente do Baixo Tietê, que acontece em Birigui nesta quarta-feira, dia 20 de setembro.

Organizado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê, o Fórum acontece no salão da ASSENAB (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Birigui) e faz parte da programação da Semana da Árvore.

“Fizemos uma parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica e incluímos em nossa Semana da Árvore este importante evento que debate ações desenvolvidas pelos Conselhos de Meio Ambiente nas 42 cidades que integram o Comitê”, falou o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado, Juliano Salomão.

Ao usar a palavra no evento, o prefeito Cristiano Salmeirão disse que debater ações dos conselhos é fundamental para um meio ambiente mais saudável.

“As práticas positivas de outras cidades devem ser implantadas e realizadas nos municípios vizinhos, visando melhorar a saúde ambiental de toda a região, de todo o Estado e, consequentemente, de todo o planeta. É uma honra para Birigui sediar esse Fórum. Que o evento seja muito produtivo para todos os participantes”, comentou Salmeirão.

O Fórum foi estrategicamente agendado na Semana da Árvore (21 de setembro é o Dia da Árvore) e Semana do Rio Tietê (22 de setembro Dia do Rio Tietê). Temas relacionados ao papel do conselho municipal de meio ambiente, formação e capacitação dos conselheiros, preservação ambiental, ações de sucesso que podem ser compartilhadas, entre outros serão debatidos no Fórum.

Além dos representantes dos municípios que integram o Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê, representantes de ONGs, indústria, comércio, sindicatos, associações e órgãos de classe também participaram do Fórum.

Antes da mesa redonda aberta ao debate com os presentes, houve palestra com a coordenadora da Câmara Técnica de Turismo e Educação Ambiental do Comitê, Eliza Parra, e com o diretor de Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentado da Prefeitura de Birigui, Jefferson Rabal.

SEMANA DA ÁRVORE – A programação completa da Semana da Árvore da Prefeitura de Birigui você encontra no site oficial do Executivo (www.birigui.sp.gov.br).

Texto e fotos: Tiago Lotto/Rafael Polizel