20/09/2017
Prefeitura cria Comitê Emergencial de combate aos escorpiões; TG é parceiro da administração

A Prefeitura de Birigui criou na tarde desta quarta-feira, dia 20 de setembro, um Comitê Emergencial de combate aos escorpiões. A criação do Comitê foi um pedido do prefeito Cristiano Salmeirão e terá como principal atribuição promover ações de prevenção e limpeza pública, visando eliminar possíveis abrigos para escorpiões, principalmente nas unidades escolares mantidas pela administração.

Todo o trabalho do Comitê será realizado em conjunto com o Tiro de Guerra de Birigui (TG 02-008), que disponibilizará atiradores para ajudar nos trabalhos de limpeza e remoção de entulhos, sujeiras e objetos onde os animais podem ser encontrados.

Estiveram reunidos no Paço Municipal o chefe do Executivo, os primeiros-sargentos Wagner de Souza Coutinho e Sidinei Moreira da Silva (instrutores do TG de Birigui), os secretários Genilson Martins (Administração), Cleverson Tody (Serviços Públicos, Água e Esgoto), Áurea Esteves Serra (Educação), Tânia Regina Gimenez (adjunta de Administração), profissionais do CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses, órgão da Secretaria de Saúde) e profissionais da Secretaria de Educação.

“Faremos uma grande força-tarefa para realizar prevenções e buscar eliminar os escorpiões, que estão incomodando moradores em suas residências. Nosso foco será, no primeiro momento, proteger as crianças que estudam nas escolas mantidas pela Prefeitura, visando, também, eliminar os escorpiões das residências”, falou o prefeito Cristiano Salmeirão.

Segundo o prefeito, o aumento de casos de acidentes por escorpiões na região fez com que a equipe de governo da Prefeitura de Birigui se mobilizasse para a criação do Comitê Emergencial. “É um Comitê Preventivo, que visa reforçar as ações que o CCVZ já faz no município”, frisou o chefe do Executivo.

O CCVZ executa durante todo o ano palestras educativas nas escolas, indústrias, comércios e clubes de serviços para alertar sobre os cuidados com escorpião. Além disso, a equipe do órgão realiza busca ativa em imóveis de moradores que encontram o animal peçonhento, estendendo as orientações sobre cuidados e eliminação de criadouros à vizinhança do quarteirão. Conforme a situação ambiental, o trabalho pode ser ampliado em até 200 metros da área pesquisada.

A espécie encontrada com mais frequência no município é o amarelo (Tityus serrulatus), considerado o mais venenoso. Esporadicamente aparece também o preto (Tityus bahiensis). A picada pode acarretar sérios riscos à saúde e até levar ao óbito, principalmente de crianças e idosos.

SÁBADO, DIA 23 – As ações do Comitê começam no próximo sábado, dia 23 de setembro, quando duas unidades escolares mantidas pela Prefeitura receberão equipes para um Mutirão de Limpeza: CEI Dionisia Miragaia Carmine (Jardim Clayton) e CEI Rotary (Vila Troncoso).

Servidores da Secretaria de Serviços Públicos atuarão com maquinários para roçagem, remoção de entulhos/objetos e limpeza geral da unidade escolar e seus arredores.

De acordo com o CCVZ, o uso de venenos de higienização doméstica contra escorpião é ineficaz. “O controle químico não é indicado pelo Ministério da Saúde porque não mata o escorpião, apenas o espanta da rede de esgoto para o interior das residências”, explica o educador em saúde Marco Sanches.

Este ano, até o dia 20 de setembro, o CCVZ contabilizou 325 notificações de escorpiões encontrados em Birigui. Neste mesmo período já foram atendidas 5.196 residências da cidade. Nenhuma morte foi registrada em função da picada de escorpião.

ATENÇÃO - Como evitar o aparecimento e acidentes com escorpiões:

Evitar o acúmulo de entulho, pilhas de tijolos, madeiras e pedras no quintal de casa;

Limpar periodicamente os terrenos baldios próximos às residências;

Cuidar do jardim, aparando a grama, evitando trepadeiras e folhagens muito densas;

Colocar o lixo em sacos plásticos que devem ser mantidos fechados para evitar o aparecimento de baratas e outros insetos;

Sacudir as roupas e sapatos antes de usá-los;

Não virar madeiras, pedras ou pôr as mãos em buracos sem devida proteção;

Andar calçado e usar luvas de couro para trabalhar na zona rural ou na limpeza de jardim, remoção de entulhos de construção;

Usar telas em ralos do chão, pias e tanques;

Vedar soleiras das portas com saquinhos de areia ou friso de borracha;

Fechar as janelas ao anoitecer com telas;

Vedar frestas e buracos em paredes;

Afastar camas e berços das paredes;

Texto e fotos: Tiago Lotto