21/09/2017
Economia: balança comercial de Birigui acumula superávit de mais de US$ 11 milhões no ano

A balança comercial de Birigui acumulou, entre janeiro e agosto deste ano, superávit de mais de US$ 11 milhões de dólares. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (20 de setembro) pelo Observatório de Inteligência Econômica da Sedecti (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação).

Nos oito meses deste ano, 37 empresas realizaram exportações, obtendo um faturamento de mais de US$ 25 milhões para o município. Os principais mercados compradores foram a China, Bolívia e Argentina. As vendas com o comércio exterior teve um aumento de 0,96% na comparação com o mesmo intervalo de meses do ano passado.

Trinta empresas importaram o correspondente a mais de US$ 14 milhões, um crescimento de 178,71% na comparação com o mesmo período de 2016. Os principais produtos comprados foram insumos, componentes, máquinas e equipamentos. As importações auxiliam o desenvolvimento local, pois potencializam a competitividade das empresas e a expansão de sua capacidade produtiva.

OBSERVATÓRIO

O Observatório de Inteligência Econômica tem por objetivo realizar estudos e pesquisas econômicas e acompanhar a evolução dos indicadores econômicos da cidade para suprir as demandas de informações dos agentes econômicos do município e subsidiar políticas públicas voltadas a geração de emprego, renda e desenvolvimento local.

Texto: Rafael Lopes, com informações da Sedecti