22/09/2017
ATIVIDADES DA SEMANA DA ÁRVORE: “coração da cidade” ganha mudas de ipê e angico

A frente do prédio onde atende as secretarias municipais de Educação e Meio Ambiente/Desenvolvimento Sustentado ganhou duas fortes aliadas para melhorar a saúde das pessoas: uma muda de ipê roxo e uma muda de angico branco foram plantadas na manhã desta sexta-feira, 22 de setembro, na rua Siqueira Campos, 362, no “coração da cidade”.

O ato ambiental faz parte da programação da Semana da Árvore, que está sendo promovida pela Prefeitura de Birigui de 16 a 24 de setembro. O plantio reuniu o prefeito Cristiano Salmeirão, os secretários José Manoel Sanches (Gabinete), Áurea Esteves Serra (Educação) e Juliano Salomão (Meio Ambiente), além de servidores das secretarias.

“São diversos os benefícios que as árvores nos proporcionam. Uma árvore adulta consegue absorver, em um ano, aproximadamente 22 quilos de gás carbônico, e produzir oxigênio suficiente para a respiração de dois adultos. Além disso, a diminuição da temperatura é fundamental em uma cidade quente como Birigui, sem falar na sombra que todos nós gostamos de aproveitar, auxiliando na retirada de material particulado, purificando o ar”, falou o secretário municipal de Meio Ambiente, Juliano Salomão, que fez o plantio do ipê ao lado do prefeito Cristiano Salmeirão.

Segundo o diretor de Meio Ambiente, Jefferson Rabal, as árvores plantadas são nativas e fazem parte do bioma no qual Birigui está inserido. As mudas representam o cerrado (angico branco) e a mata atlântica (ipê roxo).

“As árvores são organismos essenciais para o equilíbrio do planeta Terra. Elas irão amenizar o clima em áreas urbanas, controlando a radiação solar e ventilação. Além do mais, a liberação de água feita por elas é extremamente importante para o controle da umidade climática”, explicou Rabal.

A Semana da Árvore da Prefeitura de Birigui segue neste final de semana. No sábado, 23, haverá distribuição de mudas no CEI Ana Souto Trevisan (rua Eduardo Ibanhes, 366, Jardim Costa Rica). A ação começa às 9h e contará com plantio de mudas ao redor da unidade escolar.

Ainda no sábado, também às 9h, haverá plantio de mudas de árvores nativas no Campus do Instituto Federal (rua Pedro Cavalo, 709, Portal 2). Haverá, também, exibição do filme "O homem que plantava árvores".

Já no domingo, dia 24, a programação terá plantio em uma área verde do bairro Monte Líbano. A Ong AGA (Associação do Grupamento Ambientalista) vai promover plantio de árvores nativas e manutenção das árvores já plantadas no bairro. A ação começa às 8h e será na rua Octacílio Camargo Fávero esquina com rua Dr. Demonstenes Guanais Pereira.

Texto: Tiago Lotto

Fotos: Tiago Mariano