27/09/2017
AUDIÊNCIA PÚBLICA – Prefeitura de Birigui presta conta das receitas e despesas

A Câmara de Birigui promoveu na noite testa terça-feira (26) audiência pública para prestação de contas da administração municipal. A explicação, referente ao período de maio a agosto deste ano, é uma exigência legal para a verificação das Metas Fiscais, fixadas na Lei de Diretrizes Orçamentárias.

A apresentação faz parte do calendário permanente de realizações da Casa, e é conduzida pelo presidente da comissão de Orçamento, Finanças e Contabilidade, vereador Andrey Servelatti. Também compareceu à audiência o parlamentar Cesinha Pantarotto, integrante da comissão, o presidente da Câmara, Vadão da Farmácia, e os vereadores Benedito Dafé, Eduardo Dentista e Zé Luis Buchalla.

O balancete, enviado com antecedência aos vereadores, foi explicado pelo secretário municipal de Finanças, Adonai Henrique Brum da Silva, que esteve acompanhado por uma equipe de servidores da Secretaria Municipal de Finanças.

O relatório aponta arrecadação de R$ 199 milhões, sobre o valor total orçado para 2017 de R$ 285 milhões. O arrecadado corresponde a 69,98% da meta anual. Comparado com o ano passado, os valores ultrapassam R$ 14 milhões sobre a arrecadação do mesmo período de 2016, ou seja, 7,47% de aumento.

Entre as principais fontes de receita do município estão transferências de recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), no valor de R$ 32 milhões.

Ainda sobre os investimentos na Educação, o secretário destacou que mais de 88% dos recursos disponíveis à área estão comprometidos com a folha de pagamento.

Já sobre as despesas, foi empenhado de janeiro a agosto o total de R$ 216 milhões, 95% do previsto para o ano, calculado em R$ 226 milhões.

Câmara de Birigui