25/10/2017
Deptrans de Birigui premia vencedores do 1º Concurso Municipal de Educação para o Trânsito

O Deptrans (Departamento Municipal de Trânsito e Serviços) de Birigui realizou na manhã desta quarta-feira (25 de outubro) a premiação dos vencedores do 1º Concurso Municipal de Educação para o Trânsito. Com o tema “O Trânsito é de Todos”, o concurso foi voltado para os alunos do ensino médio das escolas públicas e particulares do município.

Os alunos Eduarda Jordana, Ferdinando Galera e Glawber Moya, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, foram os vencedores do concurso e ganharam um tablet cada. Com orientação da professora Tânia Bonfim, eles criaram uma maquete utilizando materiais recicláveis, como chapa de madeira, canudos, caixas de fósforo, rolhas, EVA, entre outros.

A maquete recebeu o título de “Cidade Segura”. Conforme os estudantes, o projeto retrata um trânsito com suas vias, sinalizações, acessibilidades e funcionalidades. Para a construção do cenário fictício, foi pensado em um cruzamento, algo que é bem estressante aos motoristas e pedestres, aplicando-se as seguranças necessárias para torná-lo seguro.

Em segundo lugar ficou a escola Esmeralda Milano Maroni e em terceiro a escola Stélio Machado Loureiro. Cada um dos estudantes ganhou um smartphone. Os professores-orientadores dos trabalhos ganharam medalha, certificado e troféu. O quarto lugar ficou com o Instituto Noroeste de Birigui. As alunas e a professora ganharam medalhas e certificado de participação.

O prefeito Cristiano Salmeirão agradeceu a participação de todas as escolas no concurso e parabenizou os estudantes pelas qualidades das maquetes produzidas. Ele também anunciou que em breve serão construídas de 40 a 50 lomboifaxas em frente das escolas do município, com o objetivo de melhorar a mobilidade e segurança dos pedestres.

CIDADE PERFEITA

Os estudantes tiveram que criar maquetes ilustrando a cidade perfeita, constando as regras de trânsito, sinalização vertical e horizontal, semáforos e faixas de pedestres. Os trabalhos foram analisados por uma comissão, formada por representantes do Deptrans, secretarias de Segurança Pública e Educação, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Câmara, Sisep, Comtran e Detran-SP.

A diretora do Deptrans, Melissa Puertas Sampaio, explicou que o principal objetivo do concurso foi conscientizar os adolescentes sobre a importância da direção segura. “Nossas estatísticas mostram que os acidentes envolvem mais os jovens na faixa etária entre 18 e 24 anos. Por isso escolhemos o ensino médio, para conscientizar os alunos antes de se tornarem motoristas”, disse.

Texto e fotos: Rafael Lopes