01/11/2017
Avenida de Birigui ganha faixa de pedestre em 3D; pintura teste foi feita pela equipe do Deptrans

A Prefeitura de Birigui, por meio do Departamento Municipal de Trânsito e Serviços (Deptrans), realizou nesta quarta-feira, dia 1º de novembro, uma pintura em 3D de uma faixa de pedestre. A ação é um teste do Deptrans e a pintura em terceira dimensão tem como objetivo tornar a faixa mais visível.

Segundo a diretora do departamento, Melissa Puertas Sampaio, a ideia foi passada por moradores de Birigui, que tomaram conhecimento da faixa em 3D pelas redes sociais. A pintura foi feita na avenida Vereador João Sanches Filho, no Parque das Árvores, que não conta com redutor de velocidade.

“Algumas cidades do mundo estão fazendo esse tipo de pintura visando evitar atropelamentos. O Deptrans está trabalhando neste projeto desde o dia 28 de setembro e hoje fizemos um teste, que apresentou resultado positivo”, falou a diretora.

De acordo com Melissa, o foco do Deptrans é aumentar a segurança do pedestre. “A pintura simula um auto relevo, aumentando a visibilidade da faixa. Após esse teste vamos realizar um estudo para analisar a possibilidade de novas pinturas. É uma alternativa que podemos utilizar para diminuir o excesso de velocidade e, consequentemente, evitar acidentes”, completou a diretora.

O trabalho de pintura em terceira dimensão foi realizado pela equipe do Deptrans, que fez vários estudos visando a melhoria da sinalização do solo de Birigui.

Texto: Tiago Lotto

Fotos: Tiago Mariano