08/11/2017
Guarda Municipal de Birigui cria mascote para fornecer dicas de segurança nas redes sociais

Gabriel é o nome do mascote criado pela Guarda Civil Municipal de Birigui para dar dicas de segurança pública nas redes sociais. O mascote ‘nasceu’ na última sexta-feira, dia 3 de novembro, quando os guardas concluíram os trabalhos de criação. O mascote foi desenvolvido pelo GCM Aparecido.

Segundo o secretário municipal de Segurança Pública, GM Cleber Rodrigo da Silva, o nome do mascote faz uma homenagem a Edson Gabril, guarda civil municipal que faleceu em 2001.

“A história do Gabriel merece ser lembrada. Com muita dedicação, ele prestou e passou no concurso do Corpo de Bombeiros. Infelizmente faleceu antes de assumir o cargo”, falou o secretário Cleber Rodrigo.

De acordo com a Guarda Municipal (GM), o objetivo da criação do mascote é construir uma cultura de prevenção em Birigui, onde todos participam e o resultado é uma qualidade de vida melhor no aspecto da segurança pública para a comunidade.

“Medidas básicas de prevenção que reduzam ou eliminem oportunidades para a ação de delinquentes serão algumas das dicas apresentadas pelo mascote nas redes sociais. Trânsito, portões de escolas, caixas rápidos das agências bancárias, entre outras dicas também serão fornecidas”, falou o Comandante da Guarda Civil Municipal de Birigui, José Carlos Fernandes.

No primeiro momento da ação, a GM vai utlizar o Facebook da Guarda Municipal, o Facebook do Departamento de Trânsito e no grupo de WhatsApp do Programa Bairro Seguro. Outras mídias poderão integrar as atividades de orientações aos cidadãos.

FANTOCHE

O secretário de Segurança Pública disse que um estudo está sendo feito para que o mascote Gabriel seja transformado em um fantoche, visando visitar as escolas de Birigui e oferecer orientações de segurança pública aos estudantes da rede municipal de ensino.

“Este trabalho poderá ser feito em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Estamos estuando como poderemos colocar essa ideia em prática, o que seria importantíssimo para oferecer dicas de segurança aos alunos em seu ambiente escolar”, completou Cleber Rodrigo.

Texto: Tiago Lotto

Arte: Guarda Municipal de Birigui