09/11/2017
Prefeito e vereadores entregam homenagem para biriguiense campeão mundial de CS

O prefeito Cristiano Salmeirão e os vereadores José Luis Buchalla, Odair da Monza, Carla Bianchi, Paquinha, Cláudio Barbosa Kal, Andrey Servelatti e Leandro Moreira entregaram na manhã desta quinta-feira, dia 9 de novembro, uma homenagem ao biriguiense Lucas Benedito Lopes, o Lucas Steel, atleta do jogo eletrônico Counter-Strike, também conhecido como CS.

Atualmente Lucas Steel mora na Califórnia e disputa as principais ligas do mundo. Ele integra a equipe americana Immortals e já conquistou importantes títulos em diversos países, entre eles na Alemanha, Canadá, Estados Unidos e Polônia. Conheceu vários países em função das competições de CS. O jogo também o incentivou a aprender a falar inglês (aprendeu a língua sozinho, sem ajuda de professores).

Aos 23 anos, Lucas é considerado um dos melhores atiradores de elite do mundo no jogo eletrônico, já que o CS é um jogo de tiro baseado em rodadas nas quais equipes de contra-terroristas e terroristas combatem-se até a eliminação completa de um dos times. É uma simulação de ações que existem nos exércitos ou equipes antiterrorismo, como plantar e desarmar bombas, ou sequestrar e salvar reféns.

PEDIDO DO PREFEITO – Ao ficar sabendo que Lucas Steel é de Birigui, o prefeito Cristiano Salmeirão sugeriu aos vereadores que fizessem uma homenagem ao rapaz. Lucas receberá na Câmara Municipal o Diploma de Honra ao Mérito, maior honraria do município para um cidadão nascido em Birigui. O projeto de decreto legislativo pedindo a honraria foi aprovado por unanimidade na sessão ordinária de terça-feira, dia 7 de novembro.

“A data da sessão solene ainda será agendada, mas tomamos conhecimento de que Lucas estava em Birigui para visitar os pais e fizemos o convite para entregar-lhe cópia do projeto, que faz uma justa homenagem a este cidadão que leva o nome de Birigui para o mundo”, explicou o prefeito municipal.

Além de Lucas,  prefeito e os vereadores receberam seus pais, Carlos Alberto Lopes e Rosemeire de Souza Lopes, além dos irmãos Diego (com a esposa Carol) e Thiago.

DOCUMENTÁRIO – A carreira de Lucas Steel chamou a atenção de uma empresa americana (provedor de filmes e séries de televisão), que está produzindo um documentário sobre a vida do jovem, que começou a jogar CS aos 7 anos, nas ‘LAN houses’ de Birigui.

Profissionais dos Estados Unidos também estiveram na Prefeitura de Birigui nesta quinta-feira (9) e gravaram a entrega da homenagem ao biriguiense. O prefeito Cristiano Salmeirão foi entrevistado e explicou que Lucas é um exemplo a ser seguido pelos jovens, já que transformou seu passatempo em uma atividade saudável. “Além disso, sei que ele é uma pessoa que se preocupa com seus pais e familiares, mostrando sua preocupação com a família. Isso nos enche de orgulho, pois é um filho de Birigui que faz sucesso mundialmente mostrando seu caráter íntegro e honesto. Lucas é uma celebridade no mundo do CS, porém continua humilde e simples”, completou o prefeito de Birigui.

Texto e fotos: Tiago Lotto